Notícias UNIFENAS

Notícias

30 de novembro de 2018

Momento de interação e reflexão na Medicina Veterinária


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Palestrante Noler abordou a importância do exercício físico

Com o tema “A diferença entre o medo e a coragem é a ação” (Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira da Inteligência Emocional), a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Dra. Maria Cristina Costa Resck e o professor Philipi Coutinho de Souza organizaram uma tarde de interação entre professores e alunos de todos os períodos e também de reflexão sobre a ansiedade, o medo, o pânico, que, segundo a professora, vêm atingindo os estudantes de uma forma geral.

O encontro foi realizado dia 22 de novembro, no espaço da Anatomia Veterinária, de forma divertida, descontraída e reflexiva, onde o público prestigiou a palestra proferida pelo educador físico Noler Heyden Flausino, que explanou sobre a importância do exercício físico não só para a cura ou melhora da ansiedade, “mas também para a memória, para uma condição física e mental para nossos alunos”, ressalta Maria Cristina.

Após a palestra, foi promovida uma Oficina em que foram apresentadas algumas limitações dos estudantes, para, em seguida, analisar o que eles interpretaram destas limitações, entre estas, a fala. “Assim, foi feita uma dinâmica utilizando o Lego, como já foi elaborada com os professores durante um workshop, e fizemos uma comparação entre a visão do estudante e a do educador”.

Houve também dinâmicas sobre os altos e baixos da vida, sobre fracassos, medo, sobre o momento presente. Professor Philipi fez uma reflexão com os alunos sobre o que é possível realizar no hoje, sem se preocuparem com o que já aconteceu e, principalmente, com que irá acontecer no futuro. “Então, nosso objetivo foi fazer com que os alunos repensassem estes sentimentos de medo e ansiedade e dessem uma relaxada neste final de semestre, que junta a vontade de ir embora com a saudade dos pais”.

O encontro foi finalizado com uma atividade social, em que os alunos levaram brinquedos para serem doados a crianças carentes, além de participarem de um café comunitário.