Brinquedoteca também funcionará como biblioteca
Graças a uma iniciativa de alunos do curso de Pedagogia da UNIFENAS, os recuperandos da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) masculina de Alfenas, e seus familiares, ganharam um “cantinho” dedicado à leitura, brincadeiras e jogos. Uma brinquedoteca e biblioteca foram criadas graças a doações dos universitários e pessoas da comunidade que acreditam na reinserção social de pessoas encarceradas. A inauguração ocorreu no dia 11 de novembro de 2018, na sede da Associação.
O espaço recebeu o nome da senhora Maria da Silva Oliveira, conhecida por Maria do Albergue. Na placa descerrada consta a inscrição: “Voluntários não têm necessariamente o tempo; eles têm o coração”. Os recuperandos a homenagearam por entender que ela foi e é uma voluntária que se dedica em fazer a diferença em prol daqueles que mais necessitam. Adoentada, a homenageada não pôde comparecer à inauguração e foi representado pelos netos Lucas Bento Cabral de Oliveira e Marília de Dirceu Bastos Bernardes de Oliveira.
“Não está ficando só no coração dos amigos e familiares, mas também eternizado em uma sala da Apac [o nome de] uma pessoa que simplesmente deu a vida por essa instituição”, destacou o neto Lucas. Ele acrescentou que a sua avó sempre procura ver o melhor das pessoas, seguindo o lema da Associação quanto ao “matar o detento e salvar a pessoa que nele mora”.
A vice-presidente da Apca (masculina), Nivalda de Lima Silva, reafirmou que Maria do Albergue foi como uma mãe para eles. “Ela está conosco há 15 anos e, mesmo em casa, adoentada, nunca deixou de estar próxima a nós. Ela nos ajuda com a doação de materiais, produtos de limpeza, remédios. Tudo, tudo ela faz questão de doar e assim se manter presente na vida dos recuperandos.”
A criação do espaço surgiu a partir das disciplinas dos núcleos integradores e de aprofundamento do curso de Pedagogia, sob a responsabilidade da Profa. Aparecida Donizetti Paes. Como foi dito na solenidade, estes núcleos “têm como objetivo levar para a comunidade ações que beneficiem a população”. O novo espaço na Apac, acreditam os pedagogos, permitirá uma melhor acolhida e promove a união familiar em um local que evidencia a importância do ler e brincar como essenciais na vida das crianças.
De acordo com a Profa. Donizetti a ideia era criar um ambiente mais agradável, mais lúdico para as crianças nas visitas de domingo aos seus pais. “Pensamos principalmente nas crianças. Mas, ao montar a brinquedoteca, nós entendemos que poderíamos trazer livros para adultos também e que podem ser levados para casa e devolvidos nas visitas”, disse a professora.
A profa. Sandra de Souza Alves, docente da Pedagogia e integrante da diretoria da Apac, acrescentou que é muito relevante a ligação entre a comunidade e a academia. Neste caso específico, concretizou um desejo dos associados de terem um espaço como a brinquedoteca. “O sonho da Apac era ter esse cantinho. As crianças que vêm correm, brincam, mas não têm uma atividade infantil direcionada.”
A programação da solenidade de inauguração contou com a apresentação do Coral da Apac e a participação de alunos de diferentes períodos da Pedagogia, que organizaram contação históricas e brincadeiras com as crianças, além de um lanche especial para a ocasião. Segundo a Profa. Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia, a graduação da UNIFENAS busca contemplar uma pedagogia de ressocialização e o espaço na Apac é um dos locais de investigação e objeto de estudo para os alunos, uma pedagogia para além da sala de aula. Ao se referir à brinquedoteca expôs: “A gente chama esse espaço de ‘cantinho dos sonhos’, para que a criança venha visitar os pais, de forma muito relacionada à visão de Paulo Freire de que a educação não transforma pessoas, educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo.”