Acadêmicos prestigiaram, atentamente, as palestras proferidas durante o encontro
Acadêmicos, profissionais e professores se reuniram na Sala Prof. Edson Antonio Velano, no período de 6 a 8 de novembro, para participar do 16º Congresso de Nutrição da UNIFENAS (CONUTRI), que este ano teve como tema “Faces da Nutrição”.
O evento foi aberto com a palestra “Plantas Alimentícias não Convencionais – PANC”, pela Dra. Letícia Tamie Paiva Yamada. Ela explicou que estas plantas são dificilmente encontradas no mercado e que, estima-se que no Brasil, 10 mil plantas nativas são alimentícias e que os brasileiros consomem somente 120 espécies. As convencionais, ou seja, aquelas que encontramos nos hortifruti, nos supermercados, são a couve, acelga, alface, rúcula, agrião, brócolis etc., ou seja, as mais conhecidas. “E podemos citar como não convencionais o lírio-do-brejo, bertalha, taioba, serralha, capcuchinha (comem-se as folhas e flores como salada ou em molhos e sopas), capeba, araruta etc. Estas são plantas pouco consumidas, mas deveriam ser mais utilizadas, pois são de fácil cultivo. O ora-pro-nóbis, por exemplo, é conhecida como “carne de pobre”, pelo seu alto teor de proteínas. “Precisamos, enquanto nutricionistas, fazer uma redescoberta dessas plantas e divulgá-las”.
Outra palestra de destaque foi “Gestão Corporativa: a disciplina para quem quer atingir resultados”, proferida pelo egresso da UNIFENAS, empresário graduado em Administração Luciano Silvestre. De acordo com o palestrante, Gestão corporativa é toda uma gestão empresarial e elas são baseadas em três pilares: gestão de pessoas, gestão de estratégia e gestão de operações, sendo que 70% de todo o processo da gestão corporativa se baseiam no pilar de gestão de pessoas; 15% se baseiam em gestão de estratégia e 15%, em gestão de operações.
Em sua fala, Luciano mostrou o que os futuros nutricionistas encontrarão no mercado de trabalho, em que serão cobrados, quais os comportamentos adequados deverão ter no mundo corporativo, como se postar em uma entrevista de emprego etc. Explanou um pouco sobre o mundo corporativo, que é diferente do ambiente universitário, onde estão acostumados a conviverem. “O contexto da minha palestra é enfatizar como eles devem se preparar para ingressar no mundo corporativo. É importante fazer uma autoavaliação para compreender, entender o mercado e se posicionar diante deste. É necessário fazer uma leitura do mercado em que se quer atuar, leitura de um profissional e leitura sobre como se está diante deste mercado. É preciso ter as habilidades coerentes com o mercado onde se deseja atuar”.
“Compostos Bioativos: novas fontes de obtenção” também foi um tema exposto durante o Congresso, pela Dra. Joelise Angelotti, e também “Fitoterapia e Alimentos Funcionais na Modulação da Inflamação Subclínica na Obesidade”, pela Dra. Cristiane da Silva Marciano Grasselli.
Leque de assuntosA professora Carolina Soares Horta de Souza, coordenadora do curso, comentou que o tema do Congresso (Faces da Nutrição) foi sugerido pelo fato de existir um grande leque de assuntos e temas que explicam a Nutrição e que todos eles são importantes e se comungam entre si e caminham juntos. “A Nutrição é uma ciência preventiva; ela trata e recupera, mas é uma ciência muito mais preventiva, e é isso que queremos abordar com maior ênfase para nossos alunos. Promover a saúde através da prevenção é a melhor opção”.