Notícias UNIFENAS

Notícias

30 de novembro de 2018

Computação apresenta trabalhos no Unimarketing


Da redação
Ampliar foto
Professores e alunos da Ciência da Computação durante a exposição no Unimarketing

O Unimarketing, evento tradicional do curso de Administração/FGV da UNIFENAS, que tem como foco desenvolver o empreendedorismo e permitir que os seus alunos conheçam as estratégias de marketing das empresas parceiras, neste ano, contou com a participação do curso de Ciência da Computação. Durante a Feira de Negócios, que integra a programação do evento, os alunos da computação expuseram projetos desenvolvidos dentro das atividades integradoras e os seus trabalhos de conclusão de curso.

Com relatou a professora Flávia Aparecida Oliveira Santos, coordenadora do curso de Ciência da Computação, “a exposição incluiu projetos de sistemas embarcados e aplicativos móveis de cunho científico e social, desenvolvidos pelos alunos sob a orientação dos professores do curso”. A coordenadora destacou, dentre os trabalhos apresentados, os projetos de musicalização em Braile e o sistema embarcado e aplicativo móvel para gerenciamento do sistema público de transporte de circulares.

Sobre o primeiro projeto, a professora disse que se trata de um software que gera partituras musicais em Braile, o que possibilita aos músicos com deficiências visuais executarem qualquer obra musical mediante a geração das partituras em Braile em papel e também em um dispositivo físico que reproduz o código sensível em outras partes do corpo, como os pés, por exemplo. Quanto ao sistema embarcado e aplicativo móvel para gerenciamento do sistema público de transporte de circulares, a coordenadora destaca que este tem como objetivo disponibilizar aos usuários de transporte público, por meio de um aplicativo móvel, informações em tempo real sobre rotas, localização e horários de ônibus circulares urbanos, bem como permitir a cobrança de passagem de forma dinâmica, sem moeda física.



Atividade Integradora



Durante a Feira, outros trabalhos nas áreas de realidade virtual, realidade aumentada e banco de dados tiveram grande visibilidade por parte dos visitantes; assim como projetos de automação residencial, robótica estática e móvel, realizados na Atividade Integradora VIII e cujo objetivo foi apresentar a sociedade aplicativos e modelos de negócios inovadores conhecidos como Startup. Na Atividade Integradora, os alunos desenvolvem a visão da criação de um novo negócio, por meio de pesquisas, desenvolvimento do quadro de modelo de negócios e pela cultura ágil, programação e apresentação do MVP (mínimo produto viável).

Em conjunto com as disciplinas Empreendedorismo, Comércio Eletrônico e Tópicos Especiais em Computação, no 8º período os alunos aprendem e aplicam os conceitos em sala dos temas teóricos abordados (Criação de um aplicativo Android). “Eles precisam entregar um produto final que é o MVP, por meio da utilização do processo da descoberta de novos clientes e da validação de novos clientes, por meio de pesquisas, entrevistas e questionários. Os modelos de negócios são desenvolvidos e apresentados em sala”, disse a coordenadora.

Os temas das Startups deste ano foram: e-learning; Leilão; Dengue (mapa de concentração); e-car (vendas de carros); Pregão de serviços; e-farma (consulta e compra de remédios); e-Health (produtos alimentares específicos); e-ticket (QR code como cartão de ponto); e e-Imob (Confiabilidade na locação de imóveis).

“A partir desta primeira apresentação, novas perspectivas se abriram para os dois cursos, indicando o caminho da interdisciplinaridade e da inovação, na certeza de um futuro promissor para o Unimarketing e a Join (Jornada de Informática) do curso de Ciência da Computação”, concluiu a Professora Flávia.