Notícias UNIFENAS

Notícias

30 de novembro de 2018

Projeto incentiva criação de horto medicinal


Everton Marques
Ampliar foto
A Professora Jussara, alguns alunos de Farmácia, e uma pequena parte das mudas recolhidas

A Professora Jussara Maria de Oliveira Mesquita coordena, por meio das Atividades Integradoras do 4º período do curso de Farmácia da UNIFENAS, um projeto que visa à formação de uma “farmácia viva” na Apae de Areado – MG. A iniciativa consiste da doação de mudas de plantas medicinais e criação de um horto que atenda as necessidades dos assistidos e que, ao mesmo tempo, se torne uma nova fonte de renda para a Associação.

O projeto está dividido em etapas, e três delas já ocorreram. A primeira fase do projeto consistiu do levantamento das plantas mais utilizadas pela população. Na segunda etapa, estudou-se a possível interação medicamentosa das plantas com os remédios prescritos pelos médicos. Esta etapa foi importante, pois, ao contrário do que muitos pensam, uma planta medicinal pode inibir ou potencializar esses medicamentos. Na terceira, e atual fase do projeto, os acadêmicos cultivaram e receberam doações de mudas.

Para a criação do horto medicinal, a Apae já tem uma área na qual cultivará as plantas. A expectativa da professora é que no futuro eles possam comercializar plantas secas e desidratadas, bem como produzir sabonete medicinal, extratos e outros. Entre as mudas doadas, e que constam na relação de 70 espécies listadas pelo SUS, estão arnica, hortelã, alfazema, losna, bálsamo, capim-limão e outras.