No Dia de Campo foram apresentados os experimentos desenvolvidos pelos alunos do 8º período de Agronomia
O “Dia do Produtor de Hortaliças e Flores”, uma iniciativa do curso de Agronomia da UNIFENAS, conseguiu atrair produtores rurais para dentro da Universidade. Sob a organização do Neol (Núcleo de Estudos em Olericultura), foram programadas palestras com profissionais envolvidos com a área e um dia de campo. Uma das propostas foi aproximar produtores e universitários.
Dentre as informações transmitidas estavam as novas tecnologias e as novas formas de cultivo. No dia de campo, os alunos do 8º período de Agronomia apresentaram experimentos realizados com o sistema hidropônico, com o cultivo orgânico de hortaliças e flores, entre outros.
De acordo com o Prof. Douglas José Marques, coordenador do Neol, a troca de conhecimento no evento foi importante para os acadêmicos e principalmente para os produtores, uma vez que em muitos casos eles ainda cultivam como aprenderam com os seus pais e não conhecem as novas tecnologias que permitem economizar na produção e obter maior rentabilidade.
“Nós conseguimos colocar salão [de Eventos Professor Edson Antônio Velano] da UNIFENAS, mais ou menos 45 produtores de hortaliças daqui da região; a maioria de feirantes. E o mais importante é que criamos um vínculo com eles e a ideia agora é ajudá-los a produzir, colocar os alunos para fazer esse intercâmbio da Universidade, por meio da extensão”, disse o professor.
A relação de estreitamento com os produtores começou já com a primeira palestra do Dia do Produtor, proferida por Guilherme Fernandes Gomes, presidente da AFFLA (Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Alfenas). Mais do que falar sobre a Associação, ele destacou a importância do auxílio dos agrônomos para a agricultura familiar. Guilherme afirmou: “A gente vem perdendo a agricultura familiar por falta de informação, com dificuldade no plantio, muitas dificuldades que vinham ocorrendo com o clima. Valorizar a agricultura familiar é ter um alimento nativo da cidade, da região, praticamente fresco”.