Notícias UNIFENAS

Notícias

30 de novembro de 2018

Realizado o 4º Workshop de Contábeis


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Alunos e profissionais compareceram à Biblioteca Central para reciclar seus conhecimentos durante o Workshop

Discutir as responsabilidades do profissional da Contabilidade foi um dos maiores objetivos do 4º Workshop de Contábeis, que contou com uma plateia de alunos e profissionais da área, na Sala de Eventos Prof. Edson Antônio Velano, na UNIFENAS, câmpus de Alfenas.

O evento teve início com a palestra “Uma visão geral sobre o e-social”, proferida pelo auditor fiscal e chefe da Fiscalização da Receita Federal de Varginha, professor José de Carvalho Filho. De acordo com ele, o e-social é uma revolução, é a mudança dentro do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que vem trazer a folha de pagamento e dados de todos os trabalhadores inseridos dentro de um sistema digital e transmitido pelas empresas para o sistema da Receita Federal da Caixa Econômica, do INSS, e do Ministério do Trabalho. “Então, o e-social vem acabar com muitas obrigações acessórias, que na verdade prejudicavam os contadores quanto à elaboração de tanta papelada. E agora será tudo modificado e reduzido a uma única informação”.

Também, dentro da programação do Worksohop, foi proferida a palestra “Organizações e os Direitos Humanos”, pela Professora Sônia Boczar. Em seguida, abriu-se um debate com a presença de Rogério Barbaresco, professor de Direito do Trabalho, e Cláudia Carvalho, diretora de recursos humanos da Ipanema Coffes. O trabalho teve como mediador o advogado Vander Cherri.

Professora Sônia comenta que vários assuntos de interesse dos alunos participantes foram abordados, como, por exemplo, a repercussão nas empresas sobre reformas dos direitos trabalhistas ocorridas recentemente, a impunidade de crimes hediondos no Brasil, o papel da OEA (Organização de Estados Americanos) e da ONU (comissão de direitos humanos) e a eficácia de suas decisões, alguns casos de violação de direitos humanos pelas empresas etc. “O evento teve grande receptividade pelos participantes”, observa a professora.



Atitudes empreendedoras



A professora Juliana Mafra Salgado Andrade, coordenadora do curso, conta que os acadêmicos contribuíram com toda a organização do evento e que isso proporciona mais responsabilidades para eles. Em sua opinião, outros aprendizados ao elaborar o Simpósio foi o desenvolvimento de habilidades e atitudes empreendedoras. “Isso, com a organização do evento. Depois, o aprendizado com as palestras em si, pois foram temas muito relevantes e atuais, que visam preparar o aluno para o mercado, agregar informações e fazer com que eles reflitam sobre uma série de realidades que envolvem a profissão do Contador”.

Os participantes também aprovaram a programação do encontro: “É uma excelente oportunidade de aprender algo diretamente com os profissionais, pois isso nos enriquece muito na parte dos nossos estudos”, disse Marcos Vinícius Pacífico, aluno do 8º período.