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30 de novembro de 2018

5ª Mesa-redonda de Anatomia


Rosângela Fressato
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Professores, palestrantes e alunos da Liga de Ciências Morfológicas

“Assuntos controversos na anatomia” foi o tema da 5ª Mesa-redonda de Anatomia, organizada pela Liga de Ciências Morfológicas do curso de Medicina, câmpus de Alfenas.

Prof. Dr. Luis Henrique Rapucci Moraes, coordenador da Liga, relata que durante o encontro foram debatidos os assuntos “Presença de vasos linfáticos no Sistema Nervoso Central (SNC)” e “Mesentério como novo órgão”, com a presença dos Professores Doutores Luis Henrique Rapucci Moraes (Anatomia UNIFENAS), Evelise Aline Soares (Anatomia UNIFAL), João Batista Vieira de Carvalho (Cardiovascular, HUAV) Renato Ortolani Marcondes Castro (Neurocirurgião, HUAV) e Geraldo José Medeiros Fernandes (Anatomia UNIFENAS).

O professor ressalta que, após uma exposição breve do tema, os professores apresentaram suas colocações a respeito dos assuntos e puderam debater com os alunos. “Chegaram à conclusão de que os vasos linfáticos não estão diretamente presentes nas células neuronais do SNC e sim nas meninges da dura-mater e que sua função é minima, a qual não contribui efetivamente para uma drenagem do líquido cérebro-espinhal. Concluíram que mais estudos devem ser elaborados para explicar a funcionalidade destes vasos”.

Dr. Luis Henrique conta que, no segundo tema, os professores concordaram que o mesentério é uma membrana serosa que faz parte do peritônio e que, para seu melhor entendimento, não deve ser estudada de forma isolada. “E que ao nomear uma estrutura como órgão, esta deve receber vascularização e inervação própria. Sendo assim, o mesentério fornece uma sustentação e fixação visceral e cede passagem dos vasos e nervos para as vísceras”.

Para o professor, essas novas informações vêm surgindo ao longo dos anos e colocando os profissionais da área em alerta para tais assuntos. “A Anatomia é uma das disciplinas mais antigas e, ao nos depararmos com novas informações, nos vemos responsáveis por transmitir nossas opiniões e conclusões para os alunos, que um dia também serão disseminadores do conhecimento”.