Notícias UNIFENAS

Notícias

5 de novembro de 2018

Juíza e promotor relatam suas experiências profissionais


Rosângela Fressato
Ampliar foto
A juíza Fernanda Machado e o promotor Láurence Albergaria, seu esposo

Continuando com o ciclo de palestras “Carreiras Jurídicas”, promovido pela coordenação do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito, câmpus de Alfenas, os acadêmicos ouviram, no dia 24 de outubro, a trajetória profissional da Juíza da comarca de Três Corações, na Segunda Vara Cível, Dra. Fernanda Machado de Moura Leite e do Promotor de Direito na comarca de Bom Sucesso, Dr. Láurence Albergaria Oliveira, ambos egressos da Universidade.

A palestrante, que também coopera com a Vara de Família de Varginha e com a Primeira Vara Criminal de Alfenas, contou aos presentes que, ao se formar na UNIFENAS e passar no Exame de Ordem, estudou durante quatro anos para o concurso da magistratura, fez curso preparatório e prestou concursos. Ela conta que passou na primeira fase, mas foi reprovada na segunda. No ano seguinte, em 2007, foi classificada nas três etapas. “Não só para o concurso da magistratura, mas também para qualquer outro concurso, para quem se propõe a estudar, é preciso ter disciplina, método e persistência. Eu digo que não é nem tanto a capacidade intelectual do aluno que o faz se classificar, mas a força de vontade mesmo. Não ser classificado nas primeiras tentativas faz parte. Mas é preciso persistir”.

Dra. Fernanda relata que há vários desafios em sua carreira, mas também grandes compensações, como a realização profissional e a realização pessoal, “ou seja, saber que você está mudando a realidade de uma comarca. Muitas vezes, vamos trabalhar em uma cidade pequena, com 20 mil habitantes, e então as suas decisões vão atingir aquela população. Uma atuação do judiciário pode refletir de forma positiva na sociedade”.



Conhecimento acumulado



Após a juíza, o promotor Dr. Láurence também relatou sua experiência como profissional do Ministério Público. Em sua opinião, o requisito principal para quem deseja galgar esta profissão com sucesso é o gosto pelo estudo. Segundo ele, o conhecimento precisa ser acumulado com o passar do tempo. É preciso ter disciplina, não só para a vida profissional, mas também para o estudo, para organizar os conhecimentos que o candidato ao concurso vai utilizar. “Cada carreira tem a sua especificidade, as suas matérias, tem maior peso ou maior aplicação. No Ministério Público, por exemplo, temos uma atuação muito forte na parte de criminal. E percebemos a nossa evolução no caso da Operação Lava Jato, em que unimos o Patrimônio Público com a atuação criminal numa força tarefa.”