Egresso de destaque fala em Simpósio de Arquitetura
Rosângela Fressato
O palestrante Harley Vix
Um dia um menino criativo, da cidade de Pouso Alegre - MG, sonhava em montar e decorar castelos. Esse sonho começou a ser realizado nos bancos das salas de aula do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFENAS. Alguns anos depois, esse menino que sonhava hoje é um homem que faz. E esse homem é Harley Vix, egresso da UNIFENAS e arquiteto de eventos, que se destaca no cenário nacional e internacional pelo seu trabalho sério e eficiente. Por ser um profissional de destaque, ele foi convidado a contar um pouco da sua trajetória no 1º Simpósio LOCUS (projeto de extensão Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Cidade), cujo tema foi “Arquitetura Contextual”.
Harley relatou que, após se formar, foi para Belo Horizonte estudar no Instituto Metodista Izabela Hendrix, onde se especializou em Arquitetura Hospitalar, voltou para Pouso Alegre e começou a trabalhar com clínicas. “E sempre o mercado me chamando para eventos. Chegou um momento em minha vida em que eu resolvi dar uma atenção especial para esta área e fui para São Paulo, na empresa Chris Ayrosa, onde conheci o que eram, realmente, grandes eventos. Foi fantástico”. Nos dois anos seguintes, foi alternando seu trabalho com arquitetura e eventos, até que se apaixonou pela arquitetura de eventos e está nesta área até hoje. “Trabalhamos em diversas capitais do Brasil e já fomos para quatro países. Este ano ainda temos um projeto no exterior também”.
Harly observa que seus estudos na UNIFENAS o ajudaram a chegar ao topo. “A UNIFENAS me deu tudo; me deu a técnica e o conhecimento, me deu amigos. Eu tinha amigos de Salvador, do Espírito Santo, de Brasília, do Sul do país. Além do curso, que, sem dúvida nenhuma, foi fantástico, a minha vida na UNIFENAS foi uma chuva de cultura. Foi bom demais. E foi uma grande emoção retornar à Universidade hoje”.
No final da palestra, o egresso ressaltou aos acadêmicos que o arquiteto de eventos trabalha com a realização de sonhos. Para ele, não se pode deixar de sonhar, mas é preciso também ter os pés no chão, sonhar estudando, sonhar com fundamentos, ter interesse pelas coisas. “Eu sempre fui uma pessoa de interesse, uma pessoa criativa e isso ajuda muito. Técnica e criatividade são fundamentais para ter sucesso”.
Além de alunos, professores e profissionais, prestigiaram a palestra a reitora, professora Maria do Rosário Araújo Velano e a vice-reitora, Dra. Viviane Araújo Cassis. Segundo elas, “Harley é referência de arquitetura de eventos”.