Notícias UNIFENAS

Notícias

5 de novembro de 2018

Ética política no centro de debate universitário


Everton Marques
Ampliar foto
Os debatedores Léo Anísio de Souza; André Luiz Silva; Reginaldo Aparecido Flausino e Ulisses Serafim

A eleição para o governo de Minas Gerais esteve no centro das atenções de estudantes do 6º período do curso de Direito (diurno) da UNIFENAS, câmpus de Alfenas. Com isonomia, eles estudaram as propostas dos planos de governo dos candidatos ao cargo executivo do Estado e expuseram os resultados na “1ª Rodada de Ética Política – A mudança começa pelo diálogo”.

Alunos da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira e da Escola Estadual Samuel Engel, com média de 16 anos de idade, participaram da rodada que contou com quatro debatedores. A partir de questionamentos levantados por acadêmicos de Direito, os debatedores foram instigados a discorrer sobre quatro questões centrais: saúde, educação, transporte e segurança pública. Segundo Eliana Oliveira, aluna de Direito, o objetivo foi apresentar a situação atual do Estado nestas questões, de forma a discutir as propostas dos candidatos e seus impactos a curto e longo prazo.

A educação foi um dos temas sensíveis no debate e que despertou intervenções da plateia. Descasos dos governos para com o setor foram apontados. Também foi lembrada a falta de valorização do professor. Um dos debatedores destacou que países que investiram na educação, pós-década de 60, hoje são referência. E, ao que se verifica com o sucateamento do ensino público no Brasil, por aqui a classe política não teve o mesmo olhar para com a educação, principalmente nos anos iniciais.

De acordo com o professor André Luiz Silva, advogado especialista em direito empresarial, a Universidade tem sido um campo fértil na busca de mudanças para o cenário educacional brasileiro. Debate como o que ocorreu na UNIFENAS seria uma demonstração desta tomada de consciência. “Realmente, a maioria dos problemas do Brasil, como foi falado aqui, passa pela educação. Um ‘sujeito’ que recebe educação consegue discernir melhor sobre decisões que tem que tomar. E, em se enquadrando no sistema político, provavelmente será um político melhor do que a gente tem hoje como referência”.

A “Rodada de Ética Política” contou ainda com os debatedores: Léo Anísio de Souza, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas; Reginaldo Aparecido Flausino, vereador de Alfenas; e Ulisses Serafim, mestre em Administração, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em gestão de Negócios. O debate foi proposto dentro das Atividades Integradoras do 6º período do curso de Direito. Além de expor as propostas dos candidatos ao governo de Minas, o evento propôs a reflexão em torno da polarização política em que o país está mergulhado e comemorou os 30 anos da Constituição de 1988.