Notícias UNIFENAS

Notícias

5 de novembro de 2018

Oficinas Criamundi propõem inovação na Universidade


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Os encontros tiveram como objetivo central trabalhar com os docentes a possibilidade de serem autores de metodologias inovadoras de ensino.

“Oficina Criamundi de Inovação Educativa: compreender e criar inovação na Universidade” foi a última capacitação, elaborada por meio do ProDDU (Programa de Desenvolvimento Docente da UNIFENAS), aos educadores da Instituição. O evento foi composto de quatro momentos: Inovar com tecnologias e metodologias: faça do seu jeito; Inovação tecnoeducativa: caminhos da criatividade; Inovação tecnoeducativa: avaliar é possível; e Inovação orgânica e sustentável, que ocorreram de 2 a 5 de outubro.

Os encontros foram conduzidos pela professora Márcia Padilha, mentora do Programa Criamundi, e tiveram como objetivo central trabalhar com os docentes a possibilidade de eles serem autores de metodologias inovadoras de ensino. “Trabalhamos uma formação que é para eles criarem uma inovação, mas também para poderem compreender o que está implicado no processo de inovação”. Os participantes tiveram um período de oito horas para identificar um problema deles, de sala de aula; criar uma proposta inovadora e o que eles têm para solucionar este problema. Durante este período, foram apresentados conceitos relativos à inovação, à criatividade e a estratégias de trabalho, para que consigam resolver estas questões de uma forma diferente do que vêm fazendo.

De acordo com a professora Márcia, após esses encontros, os docentes ficam habilitados a olhar um problema de maneira diferente e seguros para criar mudança, uma inovação para solucionar esse problema. “Conseguimos, em oito horas, criar soluções muito factíveis, muito detalhadas e identificar problemas bem genuínos dos professores. Percebi que a UNIFENAS tem um grande potencial de inovação. Foi muito prazeroso fazer o trabalho aqui”.



Sujeitos criativos

Professora Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, Diretora de Graduação, observa que, no auge da Revolução Industrial 4.0, quando surgem diversas profissões e atividades inovadoras, é indispensável que a UNIFENAS, como uma universidade formadora de profissionais de excelência, fomente o desenvolvimento de sujeitos criativos, críticos, reflexivos e colaborativos. “Espera-se com as oficinas oferecidas propiciar aos participantes um novo patamar de compreensão e de ambição a respeito dos avanços de práticas inovadoras a serem implementadas na UNIFENAS”.