Jornada amplia a discussão de combate às pragas no campo
Everton Marques
Evento ocorreu no Salão Prof. Edson Antônio Velano, na Biblioteca Central da Universidade
Quem lida com o campo sabe o quanto os “Produtos Químicos e Biológicos no Manejo Integrado de Pragas” influenciam nos resultados do setor agrícola. Sua aplicabilidade e viabilidade estiveram em debate durante a 16ª Jornada Agronômica, que contou com palestrantes da UNIFAL, da UFLA, do Grupo Grão de Ouro, do Senar – MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) e de egressos do curso de Agronomia da UNIFENAS. O Programa UNIFENAS Rural foi responsável pela organização do evento, que contou com o apoio dos núcleos de estudos Nemip, Necafé, Nepar, Nema e Neol.
As palestras mostraram aos acadêmicos que a crescente demanda por alimentos no mundo exige uma maior produtividade e que os produtos biológicos sozinhos não dão conta de livrar a agricultura das pragas; daí a necessidade dos produtos químicos. Segundo o professor Paulo Henrique de Siqueira Sabino, coordenador do UNIFENAS Rural, o uso dos produtos biológicos no campo é uma relativa novidade quando se pensa na agricultura e quando se compara aos produtos químicos usados há muito mais tempo.
Como disse o professor, os futuros agrônomos devem aprender a maneira adequada de se utilizar os produtos químicos e respeitar, por exemplo, o seu período de carência antes de comercializar o alimento, devido ao efeito residual na cultura. Na Jornada também foram expostas aos estudantes as tecnologias usadas para a aplicação desses produtos, de forma que o meio ambiente seja menos agredido. Também se focalizou o uso de equipamentos de proteção do trabalhador. Ainda sobre os produtos biológicos, o professor afirmou que eles não resolvem todos os problemas. “O biológico é muito específico para certas pragas.”
A Jornada Agronômica ocorreu de 2 a 4 de outubro, no câmpus da UNIFENAS, em Alfenas.