1º Congresso de Computação e 29ª Jornada de Informática da UNIFENAS
Rosângela Fressato
Alunos e professores apresentaram trabalhos durante o 1 º Congresso da Computação
“Um evento de muito sucesso”. Assim definiu a coordenadora do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS, professora Flávia Aparecida Oliveira Santos, o 1º Congresso de Computação e 29ª Jornada de Informática da UNIFENAS (JOIN), que ocorreu de 17 a 20 de setembro.
O tema desta edição foi “Tecnologias disruptivas: o caminho da inovação”. A professora explica que tecnologias disruptivas são aquelas que inserem novos conceitos a sistemas que já fazem parte do cotidiano das pessoas, com uma abordagem criativa e inovadora.
A primeira palestra do evento teve por tema “Como os sistemas de recomendação e computação de nuvem influenciam nossas vidas”, proferida pelo analista de sistemas Daniel Abraão Silva Costa. Além do tema, o palestrante mostrou aos futuros profissionais as quatro carreiras ligadas à computação, nuvem, sistemas de recomendação, inteligência artificial etc., que ele acredita ser as principais e que estão ditando como o mercado se posta. As carreiras a que Daniel se refere são os arquitetos de cloud, que constroem toda essa plataforma; os SREs, profissionais que trabalham com confiabilidade desses sistemas e alta disponibilidade; os engenheiros de dados, que são as pessoas que constroem as paplines que vão suportar estes sistemas; e os cientistas de dados que criam este tipo de ferramenta inteligente. “São quatro pilares que hoje suportam a grande maioria das empresas do mercado da tecnologia, e a tendência é só crescer”.
Área promissora
Um dos momentos mais apreciados pelo público foi a mesa-redonda “Tecnologia e empreendedorismo: como vencer os desafios”, promovida com a presença de cinco egressos, relatando suas experiências profissionais após se formarem.
Luciano da Silva Duarte conta que se formou em 2005 e já atuou nas áreas de mineração e educação a distância (EAD). Hoje ele trabalha como coordenador de tecnologia da UNIMED de Alfenas e, além disso, possui uma empresa que desenvolve soluções para sistemas alimentícios. “Vim dizer para estes alunos que há bastante campo e aplicações para tudo o que eles aprendem aqui na UNIFENAS. A área de tecnologia é muito promissora e é necessário ser estratégico, conhecer bem o negócio, porque nós somos profissionais de decisão. Obstáculos há em qualquer carreira e eles estão aí para serem superados”.
Na opinião do egresso Marcel Felipe Machado Moreira, que hoje atua em uma empresa especializada em desenvolvimento de software, em Araraquara - SP, no mercado de hoje todo mundo tem que ter um lado empreendedor, isto é, tem que pensar como “dono” do que realmente vai fazer. Para ele, as pessoas precisam estar empoderadas para fazer isso. “Ser empreendedor não é nada fácil; a gente sabe que, no Brasil, no momento em que a gente vive, o empreendedorismo é complicado, mas sabemos que se a pessoa realmente quer, tem vontade e faz a coisa certa, ela terá sucesso”.
1º Congresso
Esta edição da JOIN trouxe uma grande novidade, que foi o 1º Congresso da Computação e que consistiu na apresentação de trabalhos. Ao todo foram 14 trabalhos inscritos, dos quais sete foram selecionados para serem apresentados. Trata-se pesquisas de iniciação científica, atividades integradoras, trabalhos de conclusão de curso. “Dentre os trabalhos selecionados, pode-se verificar uma variedade de temas, objetivos e tecnologias. Trabalhos relacionados à inclusão social (visão digital, localização de pessoas desaparecidas, transporte público), à disrupção (criptomoeda), à realidade aumentada e realidade virtual e à interdisciplinaridade (computação e veterinária – BitLab)”, conta Professora Flávia.
Para o coordenador do Congresso, professor José Cláudio Reis, é fundamental ter um evento onde os alunos apresentam seus trabalhos de pesquisa que estão sendo feitos. “É uma oportunidade do aluno ou professor apresentar um trabalho para todos os alunos do curso”. Segundo ele, estas pesquisas dão origem a um artigo científico, que é publicado na revista indexada da UNIFENAS, denominada RE3C (Revista Eletrônica Científica da Ciência da Computação). “Com este congresso, todos ficarão sabendo o que está sendo feito na Computação”.
Além das palestras e do Congresso, a JOIN trouxe também minicursos e cultural games e ainda uma visita técnica as empresas Unifi e Sinterama. “Foi um evento de muito sucesso, de muita gratificação; os alunos estão muito satisfeitos, mostraram-se interessados, fizeram perguntas aos palestrantes. Isso agrega muito valor ao nosso curso”, relata a professora Flávia. De acordo com ela, após as contribuições da JOIN, dois acadêmicos se inscreveram em um projeto de incubação de startups e tiveram suas propostas classificadas entre as dez melhores selecionadas.
Trabalhos apresentados
Os trabalhos apresentados no Congresso foram: “Simulação operacional de uma criptomoeda” (Felipe Abreu Nery, Lucas Domiciano da Silva, Marcelo Augusto da Silva, Patrick Ferreira Araújo; Orientador: Prof. Wesley Natanael Gallo); “Otimização do processo de modelagens de ambientes arquitetônicos utilizando a realidade virtual” (Antônio Marçal Costa Miguel, João Toledo Lion, Matheus Augusto de Castilho; Orie6ntador: Prof. Maurício Moreira Junior);
“Ferramenta de reconhecimento facial para auxiliar na localização de pessoas desaparecidas” (Alysson Marques Júlio, Gleison Alves Cabral, Raphael Maciel Vilela, Renan Higor Vilela e Santos; Orientadores: Profa. Jaqueline Correa Silva de Carvalho e Prof. Marcos Carvalho); “Sistema embarcado informativo baseado em geolocalização para transporte público de circulares” (Hiago Francisco Oliveira e Jeverson Gabriel Abreu - Orientador: Prof. Celso de Ávila Ramos); “Visão Digital: Aplicativo computacional usado na acessibilidade de deficientes visuais em parques e jardins” – (Prof. Francisco Donizeti Vieira Luz
trabalho de doutorado - Orientador: Prof. Douglas José Marques); “As tecnologias disponíveis para implementação da realidade aumentada” (Ediara Ávila Romes da Silva, Ingrid Vieira Alves - Orientadora: Profa. Jaqueline Correa Silva Carvalho); e “BIT LABS - Aplicativo Web para gerenciamento de laboratório de bromatologia” (Jeferson Prado Marques Silveira Corrêa, Gabriel João de Souza, Vitória Reis Teixeira, Mayra Magalhães Moreira, Vinícius Ribeiro Flausino da Silva - Orientador: Prof. Francisco Donizeti Vieira Luz).