Notícias UNIFENAS

Notícias

12 de setembro de 2018

Psicologia, a profissão do futuro


Rosângela Fressato
Ampliar foto
A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelos professores Fabio Rezeck, Roseane Carvalho, Ana Francisca de Oliveira e Rogério Ramos do Prado

“A psicologia é a profissão do futuro”, disse a coordenadora do curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, professora Rosane Carvalho da Silveira Abbade, durante o 15º Congresso de Psicologia, que ocorreu de 27 a 29 de agosto e que teve como tema “Psicologia e Saúde”. Ela explica que o profissional psicólogo pode atuar em todas as áreas, ajudando as pessoas a encontrem uma maneira de estar melhores no mundo, na sua vida; daí a definição de profissão do futuro.

A professora comenta que o tema do Congresso foi sugerido porque, embora a Psicologia não seja uma área da saúde, e sim das ciências humanas, ela trabalha o tempo todo com a saúde. “A saúde não é só ausência de doença, e sim um bem-estar físico, psíquico e até mesmo espiritual (não tem a ver conosco, mas está na definição de saúde)”.

Ela relata que a psicologia atua em diversos campos, como, por exemplo, na clínica, escola, hospitais, psicologia jurídica, e todas estas áreas têm uma questão, um lado que é saúde, “porque nós estamos pensando no sujeito e tudo que nós queremos é estar bem. Mas se tem algo que esteja, por algum motivo, nos incomodando, então podemos dizer que não estamos tranquilos, que algo no nosso emocional não vai bem. E se algo não vai bem, nós precisamos cuidar para ficarmos melhores”.

A primeira palestra do encontro foi “Transtornos de Personalidade”, proferida pelo psiquiatra Dr. Fernando Henrique de Faria”. O médico abordou desde suas caracterizações, tipologias e prevalência nos ambulatórios. “Há um grande aumento desta incidência, e então, a gente precisa de uma visão mais apurada para entendê-los e apresentar possíveis diagnósticos e tratamentos para oferecer melhor qualidade de vida ao paciente que nos procura”.



Transtorno bipolar



O tema “Transtorno Afetivo Bipolar” também fez parte da programação do evento e foi abordado pela psiquiatra e neurologista Dra. Silvia Stahl Merlin. Em sua fala, ela explicou as características da doença, em que período ela surge, como evolui, qual a gravidade, quais os riscos, causas, sintomas, diagnóstico e como a psicologia pode ajudar no tratamento.

“É uma patologia muito complexa tanto do ponto de vista do diagnóstico quanto do tratamento, e os psicólogos podem ajudar muito por meio do vínculo, na superação, em resgatar o que aconteceu no passado, tentar entender quais os fatores desencadeantes da doença. É um transtorno que precisa essencialmente de medicação e de psicoterapia também”, enfatiza a psiquiatra.

Segundo a médica, os fatores que podem desencadear o transtorno são uso de álcool e drogas, alimentação e sono inadequados e stress. “Assim, evitando estes fatores, fazendo uma dieta adequada, dormir bem e praticar atividades físicas ajuda bastante no tratamento e na prevenção”.

Dra. Silvia observa que, quando se faz o controle correto, a pessoa tem uma vida normal. “São pessoas muito inteligentes. Há diversos artistas famosos e bem sucedidos portadores deste transtorno”.

Além das palestras, houve ainda minicursos e apresentação de sete trabalhos de Extensão, sendo um do curso de Medicina e os demais de Psicologia.