Mais de 100 educadores participaram do Workshop
Mais de 100 educadores do ensino público e privado de Varginha se reuniram na Unidade Imaculda da UNIFENAS para prestigiarem o Workshop “Metodologias Ativas no Século 21”, na tarde do dia 24 de agosto. O evento, foi composto por uma palestra introdutória sobre metodologias ativas e pelas oficinas “Inovação com Tecnologia”, Inovação com dispositivos móveis” e Inovação sem Tecnologia”, ministradas por coordenadores de cursos professores da UNIFENAS, câmpus de Alfenas.
A coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, professora do Maria Cristina Silva, comenta que existe uma metodologia própria da educação contemporânea, que é a metodologia ativa e que pressupõe que está havendo uma aprendizagem colaborativa, participativa, significativa, na qual o aluno é o autor do processo de construção de seu conhecimento. A partir deste empoderamento, ele consegue resolver problemas e pensar a sociedade como personagem que vai resolver algumas questões. “E assim, nós, como instituição, estamos estendendo esta capacitação para os educadores do ensino fundamental e médio para que eles também implementem nas suas instituições esta metodologia, porque é com isso que os alunos, quando forem para nossa universidade, vão se deparar.
Professora Christiane Navarro Frogeri Pimenta, coordenadora do câmpus de Varginha, diz que o Workshop vem dar continuidade à proposta da UNIFENAS de aproximação com toda a comunidade, voltada à área da educação de Varginha e região.
Trabalho produtivoOs educadores participantes gostaram do evento. Na opinião de Diná Souza, diretora pedagógica do Colégio Batista de Varginha, o Workshop foi oportunidade muito importante porque desperta na prática das aulas, nas metodologias em salas de aula, um formato mais inovador. Para ela, o que há agora em educação são as metodologias ativas, e o educador não pode ficar alienado. “Fiquei sabendo do evento ontem e fiz questão de vir e trouxe uma equipe de cinco professores. Foi muito produtivo”.
Adriana Galo é artista e ministra aulas no Brasil e no exterior para professores sobre o valor das histórias de todas as pessoas. Ela foi atraída para o evento pela possibilidade de debater e refletir sobre a inovação e sobre o aluno estar na escola com a confiança de que ele vai aprender coisas que significam na vida dele, que transformam a vida dele “e que o professor é um ser que participa dessa construção, desse conhecimento significativo. Me identifiquei com todo este workshop porque todos falaram a mesma língua”.