Notícias UNIFENAS

Notícias

22 de junho de 2018

Em pauta: Inovação e inclusão na educação superior


Everton Marques
Ampliar foto
Professor Rogério Prado e a Professora Laura Helena no Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular

Lideranças da área educacional que participaram da 11ª edição do CBESP (Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular) discutiram sobre a relevância da inovação e da inclusão na educação superior. De 7 a 9 de junho, o evento reuniu cerca de 450 congressistas, entre os quais dois representantes da UNIFENAS, os professores Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, e Laura Helena Orfão, diretora adjunta de pesquisa e pós-graduação.

O Congresso foi promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e realizado pela Linha Direta. Ele teve por tema central a “Educação Superior: Inovação e Inclusão para o Brasil que Queremos”. Segundo Rogério Prado, esta edição “deu continuidade ao tema da Inovação, que, em 2017, em Gramado, abordou a questão da inovação conjugada com a sustentabilidade e, agora, sob a luz da Inclusão, refletiu de que forma a evolução tecnológica pode garantir a ampliação do acesso à educação superior. Foram muitas mesas de discussão e debates em torno da inovação, disrupção e inclusão”.

Assim como o professor Rogério, a professora Laura fez referência ao fato de que a UNIFENAS é uma instituição que se preocupa em enviar seus representantes para eventos relevantes para a comunidade acadêmica. Ela destacou: “O Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, permitiu o debate entre grandes nomes da educação brasileira sobre o futuro da educação. Durante estes debates, dois pontos foram bem observados: a inovação propulsora das mudanças no futuro da educação e a preocupação em formar profissionais nas universidades particulares os quais irão contribuir para a sociedade como um todo”.

Ao final do CBESP foi redigida a Carta de Camandatuba, um documento com os pontos mais relevantes colocados em debate. Os organizadores divulgaram no site cbesp.com.br que este documento “ressalta as experiências concretas de inovação digital apresentadas ao longo dos três dias, bem como a importância de se buscar novas formas de viabilizar a captação e a retenção de alunos e a necessidade de continuidade do esforço de todos os segmentos para o alcance das metas estabelecidas no PNE (Plano Nacional de Educação)”. A Carta está disponível no endereço eletrônico https://cbesp.com.br/carta-decomandatuba/.