Palestra proferida na Semana Pedagógica da UNIFENAS, câmpus de Alfenas
Professor Dr. Fábio Peron Carballo, coordenador do curso de Educação Física da UNIFENAS, câmpus de Divinópolis, lançou o livro “Qualidade de Vida, Saúde do Trabalhador e a Síndrome de Burnout”.
Publicada pela Editora CRV de Curitiba, a obra é resultado de sua tese de doutorado, que foi o estudo da Síndrome de Burnout em jogadores de voleibol de alto nível. Entretanto, pesquisando mais sobre o assunto, descobriu a Síndrome identificada com a educação e, como professor, percebeu uma série de docentes entrando de licença médica, afastando-se do trabalho, ficando doente, e chegou à conclusão de que era uma necessidade muito maior de estudos, sobre o grupo de professores.
Com a publicação da tese, surgiu o convite de três editoras para lançar o livro, que também aborda a qualidade de vida, explica o que é o trabalho e esclarece sobre a Síndrome, que abrange todas as áreas do cuidado, como professores, médicos, enfermeiros, psicólogos, atendentes de telemarketing e outros. “A Síndrome de Burnout é a síndrome do esgotamento profissional. Está muito associada ao stress, à depressão e, em casos mais graves, leva ao suicídio. Os sintomas são muito diversos e muito próximos ao do stress, como, por exemplo, taquicardia, sudorese, tremores, hipertensão. No caso do professor, ele não se vê mais na sala de aula, ele quer abandonar a profissão; a Síndrome é também bastante frequente em pessoas muito autoexigentes”.
O professor comenta que o tratamento é feito, em casos muito graves, com psiquiatras e também psicólogos. Ele observa que, para evitar a síndrome, é preciso saber o que é trabalho e o que é sua vida e saber impor limites. “É necessário pensar: até aqui é meu trabalho e até aqui é minha vida. Este trabalho está demais e eu não consigo fazer tudo de uma vez só”.
De acordo com o professor e escritor, a Burnout ataca o trabalho especificamente, e não a vida pessoal, diferente do stress e da depressão. “Quando uma pessoa está no quadro de Burnout, o trabalho é a grande explosão. É fundamental ainda a pessoa saber a importância que ela tem na sociedade. Por exemplo: eu sou professor. Se não tiver o professor da educação básica, como se poderá ter o professor da educação superior? É a autovalorização”.
Professor Fábio esteve em Alfenas e abordou a Síndrome de Burnout durante a 31ª Semana Pedagógica e 1º Congresso de Educação, do curso de Pedagogia, que ocorreu no período de 4 a 8 de junho.