Veterinária de Portas Abertas: uma vitrine das atuações profissionais
Rosângela Fressato
Um grupo de acadêmicos mostrou os procedimentos cirúrgicos com boneco anatômico
Com a finalidade de mostrar as diversas atuações do médico veterinário, o curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS promoveu o evento “Medicina Veterinária de Portas Abertas”, que consistiu em diversos estandes com acadêmicos explicando ao público um pouco das competências deste profissional nas diversas regiões do País.
Os acadêmicos do curso foram divididos em grupos e cada um, sob a coordenação de professores, abordou um tema, como febre amarela, raiva e veneno da serpente; inspeção de mel; documentos necessários para transporte internacional de animais; tráfico de animais silvestres; mercado de peixe; o papel do médico veterinário na saúde pública; zoonoses; atuação dos agentes fiscais; métodos de diagnóstico na Medicina Veterinária; clínica de pequenos animais; rotina na clínica de grandes animais; procedimento cirúrgico com boneco anatômico e outros. Houve também a presença da Polícia Florestal, que explicou sobre a captura de animais selvagens e de criatórios não registrados no IBAMA.
Professora Maria Cristina Costa Resck, coordenadora do curso, ressalta que muitas vezes as pessoas vinculam o médico veterinário apenas a doenças, a pets, à criação de bovinos, de equídeos ou de caprinocultura. “Entretanto, nós temos uma extensão muito maior de atuações, de responsabilidades e fizemos esta amostragem para esclarecer a população”.
Diversas escolas públicas e particulares de Alfenas, bem como o Tiro de Guerra, compareceram ao evento, que ocorreu dia 8 de junho, no Ginásio do Centro Esportivo da UNIFENAS.