“Relação farmacêutico e paciente” é tema de palestra no CONFARMA
Rosângela Fressato
Dr. Bedsen: “É entender para atender”
“A importância da relação farmacêutico x paciente” foi o tema da palestra de abertura do 17º Congresso de Farmácia da UNIFENAS (CONFARMA), que ocorreu no período de 9 a 11 de maio e que este ano abordou “Farmácia clínica: perspectiva para atuação do farmacêutico”.
O palestrante, Dr. Bedsen Rocha Gomes, relata que o objetivo da sua fala é trazer para os acadêmicos informações sobre o atendimento do farmacêutico com seu paciente. Ele diz que é necessário buscar a técnica na universidade e, quando estiver em campo, passar este conhecimento para o cliente. “É entender para atender. É preciso proporcionar o bem-estar, o acolhimento, a saúde para a comunidade e para o paciente”.
Professor Marcelo Reis Costa, coordenador do curso de Farmácia, explica que o Congresso é todo produzido pela Liga de Atenção Farmacêutica e pelos demais alunos do curso, sempre com a proposta de encontrar objetivos que contextualizem necessidade de envolvimento do acadêmico em relação a seus conhecimentos e a contextualização da profissão. “E esse ano nós pensamos nas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), que estão focadas na farmácia clínica. E a farmácia clínica é um âmbito da profissão farmacêutica que nasceu em meados da Segunda Guerra Mundial, em função da industrialização dos medicamentos”.
O professor comenta que, no início, o farmacêutico que trabalhava com manipulação nos hospitais perdeu seu ramo de trabalho porque os medicamentos eram industrializados. Assim, ressalta o coordenador, começou a surgir uma nova necessidade do farmacêutico trabalhar dentro do hospital, e por isso uma das atribuições passou a ser a farmácia clínica, a atenção farmacêutica, o cuidado farmacêutico. “Ou seja, trabalhar com medicamento, porém, ajudando no aconselhamento farmacoterapêutico. O que significa isso ? o médico diagnosticava a doença, o farmacêutico colaborava nas medicações, nas posologias, na terapêutica e acompanhava o paciente com relação ao desenvolvimento da doença ou da cura”.
O CONFARMA trouxe também em sua programação minicursos e apresentação de trabalhos científicos com premiação dos melhores e ainda o Farma Show, momento de confraternização entre os acadêmicos.