Após pesquisar e elaborar as receitas, os alunos promoveram a fase de degustação e teste de aceitação do produto
Por meio das atividades integradoras, alunos do 3º período do curso de Nutrição da UNIFENAS desenvolveram receitas inéditas a partir de aproveitamento integral de alimentos, com degustação e teste de aceitação.
Júlia Macedo Bueno, professora responsável pelo trabalho, comenta que o aproveitamento integral dos alimentos é quando também se utilizam cascas, talos, sementes, isto é, tenta aproveitar outras partes da comida que não são culturalmente utilizadas como alimento, mas que podem trazer bastante nutrientes, muita riqueza para a alimentação e, assim, diminuir o desperdício e também o custo da alimentação. “Então, a nossa ideia foi que eles pesquisassem receitas que já existem, de aproveitamento integral, e mudassem algo, seja no ingrediente, seja no modo de preparo”, conta a professora.
Os estudantes fizeram este trabalho durante todo o semestre e, na noite de 7 de maio, levaram as receitas para o câmpus a fim de realizar o teste de aceitação do produto, ou seja, as pessoas degustam (comunidade acadêmica, no horário do intervalo) e, por meio de um pequeno questionário, fornecem suas opiniões, envolvendo questões como aparência, sabor, aroma, textura.
Os estudantes foram divididos em sete grupos e apresentaram sete receitas: Bolo de pera com calda de mel; Mousse de acerola com maracujá; Bananas (bolo de casca de banana); Lasanha funcional; Pastel assado de brócolis e cenoura; Chips de mandioquinha e batata-doce com maionese de inhame; e Rosca semi-integral com talos.
Professora Júlia relata que, após esta etapa, os alunos farão as embalagens, o rótulo, valor e propaganda e em seguida passarão por uma banca de avaliação composta por professores.