Notícias UNIFENAS

Notícias

10 de maio de 2018

Competições do TREME agitam Alfenas


Everton Marques
Ampliar foto
As competições foram acirradas, e a Atlética da UNIFENAS – Alfenas ficou com o título de campeã geral

Um público de aproximadamente 1.200 inscritos, entre atletas e comitivas de seis Atléticas Acadêmicas de Medicina de Minas Gerais, participou da 5ª edição do TREME (Torneio Regional de Estudantes de Medicina). Com 14 modalidades, a competição teve por objetivo proporcionar a prática esportiva entre as Atléticas, que também disputaram qual tinha a melhor Charanga (um concurso de baterias). A Medicina da UNIFENAS – Alfenas foi a campeã geral do evento, que ocorreu de 27 a 30 de abril, em Alfenas - MG.

Este ano, a novidade do Torneio foi a participação da Atlética de Medicina da UNIFENAS – BH, que ficou com a 5ª colocação, e da Atlética de Medicina FASEH, 6ª colocada. Para realização da competição, as duas se juntaram à Atlética de Medicina de Itajubá, 4ª colocada na classificação geral; a Atlética de Medicina de Barbacena, que ficou com o 3º lugar; a Atlética Medicina Pouso Alegre, vice-campeã; e a Atlética de Medicina da UNIFENAS – Alfenas, campeã.

As modalidades disputadas em 2018 foram: Basquete (Masc. e Fem.), Futsal (Masc. e Fem.), Handball (Masc. e Fem.) Voleibol (Masc. e Fem.), Futebol de Campo (Masc.), Tênis de Mesa (Masc. e Fem.), Tênis de Campo – Saibro (Masc. e Fem.), Pebolim (Masc. e Fem.), Sinuca (Masc. e Fem.), Natação (Masc. e Fem.), Judô (Masc.), Xadrez (Misto.), Peteca (Masc. e Fem.) e Atletismo (Masc. e Fem.).

Apenas a modalidade de Atletismo foi disputada no sábado, na cidade de Varginha, devido à falta de infraestrutura nesta área em Alfenas. O Centro Esportivo da UNIFENAS foi um dos locais das finais dos esportes coletivos, que ocorreram na segunda-feira. A Medicina - Alfenas foi superior aos adversários em 13 finais, sendo finalista em outras quatro. A Atlética da UNIFENAS-BH ganhou no futsal masculino e foi vice no futebol de campo. Segundo a organização, a decisão no campo, contra a UNIFENAS – Alfenas, foi “um clássico” que terminou em 1x0.

Em retribuição à acolhida das escolas públicas, que serviram de alojamento para as comitivas, os participantes arrecadaram alimentos para serem doados às escolas. Assim como a UNIFENAS e a Prefeitura Municipal de Alfenas, os cursos de Educação Física da UNIFENAS e de Fisioterapia da UNIFAL contribuíram com a organização. Alunos da Educação Física auxiliaram no Atletismo, enquanto que os da Fisioterapia criaram o “espaço atleta” com a finalidade de ajudar na recuperação dos poliatletas, aqueles que competem em mais de uma modalidade. Também apoiaram o Torneio: as secretarias municipais de Educação, de Esporte e a Guarda Municipal.

Luccas Jorge Danielides Solci, um dos organizadores da Atlética da UNIFENAS- Alfenas, destacou que a pratica esportiva deve acompanhar o estudante de Medicina. “A prática da atividade física no nosso meio é muito importante. É o que sempre falamos para os nossos pacientes: ‘que devem praticar uma atividade, nem que seja uma caminhada para melhorar a sua vida’. Então, a gente pregar o esporte, pregar essa participação em um nível alto de competição, que está sendo aqui, é o mais importante. E a união dessas Atléticas, porque é um torneio muito competitivo e muito amigável. Todos se sentam, conversam, não há desavenças. O discernimento do que seja esporte é muito grande.”



Conquistas da Medicina – Alfenas



A Atlética de Medicina da UNIFENAS – Alfenas foi campeã geral na soma de pontos, graças a suas conquistas no duelo de charangas e nas seguintes modalidades: Basquete (Masc. e Fem.), Voleibol (Masc. e Fem.), Tênis de Mesa (Masc.), Xadrez (Misto.), Handball (Fem.), Peteca (Masc. e Fem.), Atletismo (Masc.), Natação (Fem.), Futebol de Campo (Masc.) e Judô (Masc.). Ela também ficou com o segundo lugar no Futsal (Fem.), no Pebolim (Fem.), na Sinuca (Fem.) e na Natação (Masc.).