Notícias UNIFENAS

Notícias

10 de maio de 2018

1º Simpósio da Liga de Odontologia Hospitalar


Rosângela Fressato
Ampliar foto
A palestrante Gérsika e a professora Arislane Andrade Baldim, coordenadora do curso de Odontologia e também da Liga, ladeadas pelos membros da Liga

“Odontologia Hospitalar: Aplicações clínicas para o cirurgião-dentista” foi o tema da palestra abordada pela professora Doutora Gérsilka Bitencourt Santos Barros, no 1º Simpósio da Liga de Odontologia Hospitalar, que ocorreu dia 26 de abril no câmpus da UNIFENAS Alfenas.

A palestrante abordou sobre as legislações que regem a Odontologia Hospitalar e as amplas áreas de atuação do cirurgião dentista à nível hospitalar, com foco na prática clínica. A professora relatou também sobre a importância do cirurgião-dentista durante o tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares, internados em unidades de terapia intensiva (UTI) e pacientes em tratamento contra o câncer. Segundo Gérsika, o cirurgião-dentista é um profissional importante no planejamento do tratamento, no decorrer da terapia e após o procedimento, pois reduziria os casos de complicações orais em tais pacientes, visto que patologias sistêmicas e o uso de medicamentos em pacientes internados podem acometer a saúde oral, bem como alterações orais podem estar diretamente relacionadas a complicações sistêmicas de tais pacientes. Além disso, também foram abordadas as diferenças do cirurgião-dentista especialista em cirurgia buco-maxilo-facial e do profissional especializado em atuar em Odontologia Hospitalar.

A presidente da Liga, acadêmica Ligia Chagas Dante Reis, comenta que esta pretende difundir os conhecimentos da área de Odontologia Hospitalar para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa; desenvolver atividades assistenciais de prevenção e promoção de saúde bucal para os pacientes em ambiente hospitalar, assim como o atendimento domiciliar; promover o conhecimento para discentes, docentes e demais interessados na área de saúde, sobre a função e a importância do cirurgião-dentista em equipes multidisciplinares; e produzir material científico (relatos de casos) referente à Odontologia Hospitalar.

Ela informa que em breve a Liga abrirá vagas para a entrada de novos membros. Os interessados podem procurar informações com os representantes ou nas redes sociais da Liga (Facebook: @lohunifenas/ Instagram: @ligadeodontologiahospitalar).