Notícias UNIFENAS

Notícias

10 de maio de 2018

Projetos de extensão são apresentados em Campo Belo


Daniela Rodarte
Ampliar foto
Apresentação ocorreu no auditório da Universidade

Foi realizado, com grande sucesso, o 17º Fórum de Extensão Universitária da UNIFENAS, edição 2018, no câmpus de Campo Belo, evento que ocorreu no auditório, em de abril. O evento tem como objetivo a troca de experiências e a divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores junto às comunidades.

Os Projetos foram selecionados através de resumos enviados à Diretoria de Extensão da UNIFENAS e apresentados no câmpus de Campo Belo. Seis projetos foram inscritos e aceitos para apresentação durante o fórum: “Ascarbe”, “Arte e Cultura na Unifenas”, “Parceiros de Sangue”, “Direito do Consumidor na Praça”, “Núcleo de Direito Ambiental (NDA)” e “Promoção Juridico-Social”.

O primeiro projeto apresentado, “Ascarbe - resgatando a Dignidade”, é um projeto criado através de uma parceira entre a UNIFENAS–Campo Belo e a Secretaria de Assistência Social, envolvendo acadêmicos do curso de Direito, para tentar resgatar a dignidade dos catadores de materiais recicláveis da cidade de Campo Belo, fortalecer as relações humanas, familiares e sociais deste grupo e proporcionar-lhes qualificação suficiente para que melhorem continuamente os processos produtivos e de gestão, criando novas oportunidades de atuação e crescimento. Uma das ações do projeto foi criar uma gincana para arrecadar materiais recicláveis entre os acadêmicos de todos os períodos.

O segundo projeto apresentado, “Arte e Cultura na UNIFENAS” visa integrar a comunidade local e acadêmica, estimulando a participação e reconhecimento destas atividades como parte formativa. O projeto teve início há 5 anos e tem trazido a cada ano novas formas de expressões culturais, artísticas e esportivas. É regido por um grupo gestor que planeja, executa e acompanha todas as atividades no câmpus em Campo Belo. Fazem parte deste Núcleo: Grupo de Vozes da UNIFENAS, Mostra de Talentos e expressões esportivas.

O terceiro projeto da noite, “Parceiros de Sangue”, surgiu através de um projeto de extensão e parceria com a Agência Transfusional de Campo Belo, com o objetivo de captar doadores universitários conscientes e assíduos, além de promover a formação de multiplicadores, com o intuito de melhorar o número de doadores voluntários de Campo Belo, além de discutir, mobilizar e projetar a possibilidade da montagem do Banco de Sangue na cidade, por meio das diversas parcerias.

O projeto “Direito do Consumidor na Praça”, onde os acadêmicos do curso de Direito da UNIFENAS – Campo Belo, acompanhados pela professora de Direito do Consumidor e Coordenadora do projeto, Profa. Gianni Maia, montam um stand em praça pública, em ponto estratégico da área comercial da cidade, com o objetivo de prestar serviços de informação e orientação sobre o direito do consumidor, encaminhando-o para que seus problemas sejam resolvidos. Esta atividade extracurricular vai ao encontro do trabalho com os acadêmicos unindo a teoria à prática, além de promover apoio à comunidade para a garantia de direitos. Esta ação conta como parceiros o PROCON Municipal e a 15ª Subseção da OAB/MG.

O projeto de extensão “Núcleo de Direito Ambiental (NDA)” tem como objetivo promover atividades que contemplem necessidades de conhecimento dos acadêmicos sobre o Direito Ambiental; realizar atividades acadêmicas que promovam o apoio e a orientação a respeito dos diversos aspectos do Direito Ambiental, nas diversas áreas, principalmente o Direito; buscar junto à Instituição (UNIFENAS) recursos que deem suporte às atividades propostas. No âmbito da Pesquisa, desenvolver trabalhos científicos no intuito de promover pesquisas que visem aprimorar técnicas de procedimento e abordagem e na Extensão, proporcionar a participação em atividades assistenciais na comunidade.

O último a se apresentar, o projeto “Promoção Jurídico-Social”, coordenado pela professora Irene Gonçalves Martins de Paula e desenvolvido com a participação dos alunos do curso de Direito, tem como objetivo proporcionar à população leiga informação e conhecimentos básicos sobre seus direitos, promovendo assim a cidadania através de um programa veiculado na Rádio Clube de Campo Belo.

Para os acadêmicos envolvidos, com certeza uma grande oportunidade para adquirir conhecimentos e o senso comum do interesse social de cada projeto apresentado.