Acadêmicos de computação desenvolvem aplicativos relacionados à atenção farmacêutica
Everton Marques
Hackaton ocorreu na sala de metodologias ativas da UNIFENAS
Divididos em cinco equipes, alunos do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS aceitaram o desafio de participar do primeiro Hackathon do câmpus de Alfenas, o “Hackathon Comp@ction”. O desafio: desenvolver uma solução para a interação medicamentosa, ou seja, contribuir para que as pessoas não combinem medicamentos que possam causar algum tipo de problema à saúde.
Da manhã do dia 14 até a manhã do dia 15 de abril, as equipes usaram a criatividade e conhecimentos específicos para criar soluções eficientes. Alunos do curso de Farmácia, que são membros da Liga de Atenção Farmacêutica, auxiliaram no trabalho.
Para que os participantes suportassem a maratona de 24 horas de programação, a Universidade disponibilizou espaços (sala de jogos, café e colchonetes) para que pudessem relaxar e descansar. O tempo todo monitores ajudaram a tirar dúvidas das equipes e conduzi-las ao melhor resultado possível. Representantes do Ateliê do Software Webgoal contribuíram com a monitoria e com a organização do Hackathon, assim como professores do curso.
Ao final, as equipes apresentaram os seus resultados para uma banca avaliadora formada por profissionais da área de Farmácia, empresários da área de desenvolvimento de softwares, professores da UNIFENAS, um docente do Instituto Federal do Sul de Minas e uma farmacêutica da Central de Medicamentos de Alfenas. Elas desenvolveram sites e aplicativos para celular. A campeã da maratona de programação foi a “Not Found”, que criou um aplicativo para o celular. O seu diferencial foi permitir a busca por voz, sem que e pessoa tenha que digitar o nome dos medicamentos para verificar os riscos de interação medicamentosa.
O segundo lugar foi para a “Stak Overflow”, e o terceiro para a “Team ZeroUm”. A premiação foi de mil reais para a primeira colocada e 500 reais para o segundo lugar. A distribuidora de medicamentos e materiais hospitalares Alfalagos foi a patrocinadora da premiação. O terceiro lugar ganhou do Ateliê do Software Webgoal a inscrição para o evento Caipira Ágil, um dos maiores eventos de agilidade do interior de São Paulo e Minas Gerais.
Esta primeira experiência do Hackathon na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, contou também com a parceria da empresa MGNET Tecnologia, da diretoria de extensão da Universidade, além do apoio da Liga Empreendedora Universitária.