Palestrantes da noite junto aos membros da Liga
A Liga de Saúde da Família e Comunidade, dos cursos de Medicina e de Enfermagem, promoveu a segunda edição de seu simpósio, apresentando os temas “Prática humanizada em Saúde (Dra. Lidiane Vilela) e “Saúde do homem rural” (Dr. Cláudio Lemos Simonsono).
Sérgio Luiz Assis Ferreira, presidente da Liga, comenta que os temas foram escolhidos devido à pertinência das práticas de saúde humanizadas na atualidade. Segundo ele, a prática médica atual tem se caracterizada por uma relação vertical e fria entre médico e paciente, enquanto que as práticas de saúde humanizadas preconizam uma relação verticalizada. Nelas a empatia é preconizada, e essas práticas propiciam uma melhor resposta do paciente ao tratamento, pois é estabelecido um vínculo de confiança entre eles, melhorando a comunicação entre as partes, o que pode facilitar a anamnese e permitindo a melhor identificação das demandas dos pacientes, e promovendo melhor adesão dos pacientes aos tratamentos. “E o tema “Saúde do trabalhador rural” se deve a demanda que temos na região do sul de Minas, onde o grande número de comunidades rurais são uma importante característica demográfica da região, impactando diretamente nas políticas de saúde e práticas de saúde a serem direcionadas à população do sul de Minas Gerais”.
O encontro teve início com uma apresentação musical pela professora Iara Baldim Rabelo Gomes e pelo acadêmico Guilherme Gavião, que interpretaram a canção Cio da Terra (Chico Buarque e Milton Nascimento).