Notícias UNIFENAS

Notícias

23 de abril de 2018

Professor de Agronomia é membro da Câmara da FAPEMIG


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Presidente da FAPAMEG, Evaldo Ferreira Vilela, e o professor Douglas, no dia da posse

O professor do curso de Agronomia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, pesquisador Dr. Douglas José Marques, compõe o quadro de membros da Câmara de Agricultura (CAG) da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Ao todo são onze pesquisadores selecionados, de diversas universidades federais de Minas Gerais, e a UNIFENAS é a única instituição particular que compõe a Câmara.

O professor explica que uma das funções dos membros é avaliar os projetos de pesquisas enviados pelos pesquisadores. Para ser indicado como membro da Câmara, é necessário cumprir rigorosos critérios, como, por exemplo, ser Bolsista de Produtividade do CNPq; ser pesquisador com alta qualificação e experiência; ser pesquisador com reconhecimento e reputação ilibada; ter uma linha de pesquisa sólida e relevante para o futuro, entre outros. “Para mim, ser selecionado é uma imensa honraria, porque os critérios são muito rígidos, ser bolsista de Produtividade do CNPq exige um trabalho sério. É uma grande oportunidade de conviver com os melhores profissionais de diversas áreas. E para a UNIFENAS, esta nomeação é muito positiva também porque leva o nome do curso de Agronomia, o nome da Instituição e a UNIFENAS se consolida como uma Universidade que tem uma representatividade nas produções científicas no estado de Minas Gerais e no Brasil também”.

Professor Hudson Carvalho Biachini, seu colega de trabalho, ressalta: “O fato do professor Douglas ter sido escolhido mostra que ele é uma pessoa que já conseguiu prestígio junto a essa comunidade científica para ser um dos ‘juízes’ para dizer: esse trabalho merece financiamento, esse não. E é essencialmente meritocracia”.

Professor Douglas tomou posse em março, na sede da FAPEMIG, em Belo Horizonte, com mandato até 2020 e pode ser prorrogado até 2021. Ele agradece ao apoio recebido de todos, principalmente a reitoria e as pró-reitorias. “Nos apoiam incondicionalmente e sou muito grato por isso”.