Notícias UNIFENAS

Notícias

23 de abril de 2018

Alunos aprimoram conhecimentos sobre pluralidade cultural


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Dr. Fábio Cruz durante sua fala

O curso de Pedagogia promoveu o encontro Pluralidade Cultural, tendo como palestra “A invisibilidade de nós”, proferida por Fábio Cruz, doutor em Políticas Internacionais e representante da igualdade racial em Alfenas.

Segundo o palestrante, a pluralidade cultural é um tema bastante extenso que veio agregar, além da parte pedagógica, a parte social, econômica e política e também o entendimento da cultura entre os povos. E “a invisibilidade de nós” é o conceito de sua tese de doutorado que versou sobre o desenvolvimento do Brasil através dos povos africanos, que vem ao encontro da cultura afro-brasileira, que vem ao encontro da comunidade negra do Brasil e o fortalecimento dessa cultura. “É essa invisibilidade que eu quero mostrar um pouco aqui, por meio de números; mostrar o quanto essa população ainda é invisível, não só a comunidade negra, mas também as classes C, D e E.” Como exemplo econômico, Fábio cita que a economia do Brasil gera 1.5 trilhão por ano, e destes, 1.2 trilhão é comunidade C, D e E, que não são vistas.

Professora Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia, relata que a graduação desenvolve uma matriz atualizada, que contempla a demanda social e, desta forma, prepara o profissional da educação para atuar em vários espaços e diversos contextos abordando todas as questões sociais passíveis de reflexão, interferência pedagógica e construção de novos paradigmas que culminam no interesse comum de promoção e garantia de cidadania.

Segundo ela, as questões étinicos-raciais são contempladas de forma interdisciplinar e transversal, proporcionando ao acadêmico uma visão panorâmica, na qual a escola tem atuação significativa. “Ações, para além da sala de aula, como seminários, mesa-redonda, palestras e fóruns, nos quais a presença e participação efetiva de pessoas que representam e militam por causas sociais são de extrema importância para legitimar o aprendizado em sala, verdadeira troca de experiências e conhecimentos de forma concreta”. O O evento ocorreu na Sala Prof. Edson Antonio Velano, com a presença de convidados de diversos cursos do câmpus.