Ciências Contábeis oferece orientação gratuita à população
Rosângela Fressato
Comunidade acadêmica e visitantes que participaram da inauguração do NAF
Alunos do curso de Ciências Contábeis da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, por meio do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF), está prestando orientações gratuitas para a população de Alfenas e região. O projeto é possível graças a um convênio firmado com a Receita Federal.
A assinatura do acordo ocorreu no dia 9 de fevereiro de 2018, e a inauguração, em 12 de março, no câmpus da Universidade, onde a coordenadora do curso, professora Juliana Mafra Salgado Andrade, explicou que o Núcleo tem o objetivo maior de fazer o link entre a teoria e a prática do estudante e também de prestar assistência para a comunidade carente que não consegue pagar um contador e que necessita de informações em relação ao MEI (Microempreendedor Individual), em relação à tributação, Imposto de Renda. “Então, as vantagens e os objetivos do NAF são o foco no social, a nossa responsabilidade social”.
Durante o encontro, o delegado Alessandro Martins dos Santos Rocha e o delegado adjunto Eduardo Antônio Costa, de Varginha, proferiram palestra para os acadêmicos, representantes do SEBRAE, professores, representantes do Conselho Regional de Contabilidade, representante da Receita Federal de Alfenas e convidados. Para Dr. Eduardo, hoje é impensável um contador não trabalhar com a Receita Federal e, assim, o NAF é uma grande oportunidade para os universitários começarem a ter contato na prática com a legislação, atendendo a uma camada da população que é hipossuficiente. “É um projeto que traz vantagens para a Receita, pois os atendimentos de menor complexidade serão repassados para os acadêmicos; e a Instituição também ganha demais, pela questão social, e, principalmente, pelos alunos poderem ter uma formação aliada à prática”.
Dr. Eduardo comenta que a Receita Federal disponibiliza muitos serviços pela Internet, mas que a população é carente de instruções sobre como desenvolver estes serviços. “Estes serviços na Internet tendem a aumentar ainda mais, e, por isso, os alunos terão a oportunidade de promover esta orientação para a comunidade, esclarecendo suas dúvidas”.
Durante o encontro, professor Jefferson Soares Avelar, coordenador do NAF, também proferiu palestra explicando sobre o funcionamento e os objetivos do Núcleo. Segundo ele, os alunos prestarão orientações à população sob sua supervisão, e os interessados podem comparecer à sede do NAF, na Rua Juscelino Barbosa, 1328 (em frente ao Ministério do Trabalho), todas as quartas e sextas-feiras, das 8 às 11 horas.