Notícias UNIFENAS

Notícias

23 de março de 2018

5º Simpósio da Liga de Toxicologia


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Membros da Liga e o palestrante Rogério Prado

Acadêmicos de diversos cursos da UNIFENAS se reuniram na Sala Prof. Edson Antonio Velano, na noite de 8 de março, para assistirem ao 5º Simpósio da Liga de Toxicologia, dos cursos de Biomedicina e Medicina.

Participaram do evento o professor Rogério Ramos do Prado, diretor de Extensão e Assuntos comunitários, que falou sobre o que é ser um extensionista Unifenas, seus desafios, suas vantagens e qual legado o acadêmico que pode e deve deixar na instituição. Em seguida, a PhD em toxicologia, Dra. Isarita Martins Sakakibara, abordou sobre drogas de abuso e seus mecanismos de ação, alertando sobre seus riscos e consequências, o que leva o ser humano a buscar essas sensações e muito mais. E também a professora Dra. Alessandra Cristina Pupin Silvério palestrou sobre o tema "Agrotóxicos: um problema de saúde pública". Em sua fala, ela contou a experiência de toda sua trajetória de um projeto de pesquisa realizado em 26 municípios do sul de Minas Gerais e seus principais resultados. “A conclusão deste trabalho é que a saúde do trabalhador está sob grande ameaça, e os níveis de intoxicação são altíssimos”, ressalta o presidente da Liga, Maurício Daniel dos Santos.

O estudante comenta que os objetivos do Simpósio foram alcançados, mostrando para o público vários aspectos da toxicologia em que a Liga tem trabalhado, além de ressaltar e convidá-los a participar do Projeto de extensão “Plantando e colhendo saúde”, que atua nas cidades onde foram realizadas as pesquisas que constataram o problema da saúde do trabalhador. “A Liga trabalha incansavelmente através de núcleos de apoio ao Projeto, realizando simpósios, encontros de mulheres, eventos infantis a fim de levar saúde ao trabalhador rural e conscientizando sobre uso irracional de agrotóxicos”, observa Maurício.

O Simpósio teve a presença de aproximadamente 170 pessoas de diversos cursos, entre eles Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia.