Notícias UNIFENAS

Notícias

13 de março de 2018

Workshop aborda o desafio de inovar na educação superior


Everton Marques
Ampliar foto
Professor Oscar Jeres Yañez levou os docentes a refletirem sobre a necessidade de se aplicar metodologias inovadoras no ensino

O ambiente de aprendizagem diferenciado e o uso da tecnologia a favor do ensino foram duas de muitas outras características exploradas no Workshop “O desafio de inovar na educação superior”. No Laboratório de Metodologias Inovadoras da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, o Professor Dr. Oscar Jeres Yañez, diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile, fez com que os professores dos Núcleos Docentes Estruturantes de cursos de graduação se aprofundassem na temática por ele apresentada.

Continuidade da capacitação em “Aprendizagem e Metodologias Ativas” do ProDDU (Programa de Desenvolvimento Docente da UNIFENAS), o Workshop foi desenvolvido por meio de dinâmicas que promoveram a interação entre os professores. Dentre as conclusões expostas sobre o que é inovar na educação superior, eles concordaram que é preciso criatividade, flexibilidade, motivação. Acrescenta-se a estas três uma série de outras atitudes tomadas por professores, pela instituição e pelos alunos, e que implicarão os resultados a serem obtidos. Este processo de inovação leva anos, segundo Oscar.

Quanto aos alunos, ele acredita que, assim como os professores devem mudar sua maneira de ensinar, os estudantes devem mudar sua maneira de aprender. Ainda com relação aos professores, afirma que devem se preparar e experimentar o que funciona ou não. “E terceiro, devem ser muito motivados, muito persistentes nisso. A instituição deve ser capaz de apoiar o professor”, destaca.

Entender que a geração de hoje não aprende mais como há de 50 anos é apenas um dos passos rumo à inovação no ensino superior. E como disse o Prof. Oscar, a inovação só tem sentido se de fato impactar a aprendizagem, a mudança cultural dos professores e a sociedade por meio dos profissionais que forma. Ele acredita que a UNIFENAS, ao promover a capacitação de professores, demonstra que está no caminho correto pela melhoria do ensino superior. “Isto é um bom sinal de que todos estão comprometidos”.

Quem participou do Workshop, o avaliou de forma positiva. Ana Paula Bernardes, supervisora do câmpus de Poços de Caldas, afirmou: “Nos tornamos cada vez mais criativos. Então, a flexibilidade, nos fazer sair da zona de conforto e nos prepararmos para esse aluno que chega para nós cada vez mais inovador.”

Os professor Yvan Fernandes Vilas Boas, coordenador do curso de Educação Física de Alfenas, também destacou: “São momentos desse tipo que faz a gente ampliar os nossos horizontes, faz a gente ampliar as nossas possibilidades dentro da Universidade. Eu acho que a Universidade é isso: não para nunca, ela está sempre criando, inovando e recriando.”

Ao deixar a sua opinião, a professora Christiane Navarra Frogeri Pimenta, supervisora do câmpus de Varginha, disse: “Mais um momento muito reflexivo e com muitas formas de repensar, muitas contribuições do próprio grupo de docentes da UNIFENAS nesse repensar. Criando uma maneira nova de ser cada vez mais eficaz no sentido da aprendizagem. Excelente!”.