A aluna Raquel Antunes com o médico neurologista que a orientou durante o intercâmbio e com seu certificado de conclusão do estágio
A acadêmica do 9º período de Medicina, câmpus de Belo Horizonte, Raquel Antunes de Moraes, realizou um intercâmbio na República Tcheca por um período de um mês. A viagem foi possível graças à Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) da UNIFENAS, em seu câmpus na capital mineira.
A CLEV tem como principal objetivo permitir que o estudante de medicina participe de experiências de intercâmbio dentro do país e no exterior, para lhe proporcionar conhecimento técnico-científico, além de possibilitar-lhe o intercâmbio cultural, de ensino e de vivências que o insiram no contexto mundial da saúde.
Raquel relata que ficou em um hospital universitário moderno e organizado. Ela escolheu o setor de Neurologia, e, desta forma, pôde assistir a consultas, neurocirurgias e corridas de leito, sempre com a supervisão de um médico neurologista. “O intercâmbio me permitiu aprofundar meus conhecimentos em diversas doenças e procedimentos que já havia estudado no Brasil e a aprender sobre várias outras comorbidades. Além disso, tive contato com o que existe de mais moderno na área, em nível de infraestrutura, equipamentos e exames, e pude compreender melhor a prática médica na Europa. Recomendo o estágio para todos os estudantes de Medicina. Acredito que essa experiência sirva não apenas como uma forma de adquirir novos conhecimentos, mas também como uma forma de crescimento pessoal e profissional."
A CLEV, por meio da DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina), torna possível a participação de alunos em intercâmbios oferecidos por esta instituição, que atualmente são: EN - Estágios Nacionais (este programa permite aos estudantes realizarem um estágio em outra cidade ou estado do país. Estão inclusos no programa hospedagem em casa de outro estudante de Medicina e pelo menos uma refeição ao dia. Tem duração de 4 semanas); SCOPE - Standing Committee on Practical Exchange (Programa de intercâmbios internacionais direcionado à atuação do acadêmico em qualquer um dos campos clínicos do curso de Medicina em diferentes países do mundo. Visa à aquisição de conhecimentos médicos, a troca de experiências culturais e a participação em programas sociais em um país estrangeiro. Os estágios ocorrem em hospital/unidade de saúde de uma das universidades participantes, no país escolhido); SCORE - Standing Committee on Research Exchange (Programa de intercâmbios internacionais que proporciona ao estudante participação em atividades de pesquisa clínica ou pré-clínica em um país estrangeiro. O aluno entra em contato com princípios básicos da pesquisa, tais como: estudo de literatura, coleta de informações, elaboração de artigo científico, trabalho laboratorial, aspectos estatísticos e éticos. Tanto no SCOPE quanto no SCORE o estudante ganha moradia e ao menos uma refeição diária, totalmente inclusos nos programas. O tempo de duração, usualmente, é de 4 semanas); e NBC - Núcleo Brasil Cuba (Programa de intercâmbio entre Brasil e Cuba resultante de uma parceria da DENEM com a Federação Estudantil Universitária de Cuba – FEU. O intercambista tem a oportunidade de conhecer o sistema de saúde de Cuba nos diferentes níveis de estruturação, bem como entender como se organiza a educação médica neste país por meio do contato com estudantes cubanos).
Os processos seletivos ocorrem anualmente e são divulgados via editais. Os critérios para seleção se baseiam em pontuação por participação em atividades acadêmicas, gestão de CA/DA/DENEM, curso de línguas, cada semestre avançado no curso médico, participação em eventos da DENEM, entre outros.