Notícias UNIFENAS

Notícias

9 de fevereiro de 2018

UNIFENAS apoia Semana de Educação em Direitos Humanos


Rosângela Fressato
Ampliar foto
O egresso Carlos Henrique Barbosa e a coordenadora do curso de Direito, professora Ivânia Goretti Oliveira Pereira

Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), todo o estado de Minas Gerais promoveu diversas ações de conscientização. Em Alfenas, uma parceria entre a UNIFENAS, por meio da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários, o Instituto de Cidadania e Direitos Humanos, OAB sub-seção Alfenas, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Câmara Municipal de Alfenas, promoveu a 1ª Semana de Educação em Direitos Humanos.

O egresso do curso de Direito da UNIFENAS e atual Presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB-MG, Professor Carlos Henrique Barbosa, abriu o evento, que ocorreu na Sala Professor Edson Antônio Velano, com a palestra “Diversidades”.

Em sua fala, Carlos Henrique mostrou como o ordenamento jurídico, as leis tratam a questão da diversidade em uma sociedade plural. Segundo ele, temos uma sociedade complexa com inúmeras identidades, inúmeras comunidades, e o direito precisa acompanhar essa pluralidade , uma vez que nós vivemos em um estado democrático e a lei deve abarcar todas as pretensões. “O direito faz a previsão de normas, mas, para que consigamos alcançar o verdadeiro teor da justiça, não basta a lei; é preciso haver uma compreensão dessas identidades por aquele que aplica o direito, que interpreta o direito, pelos estudantes de direito e por todos os que estão envolvidos no processo democrático”.

Além da palestra, houve ainda a 1ª Mostra UNIFENAS de trabalhos acadêmicos sobre Direitos Humanos, com mais de 50 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão recentemente realizados em Minas Gerais, em todas as unidades da UNIFENAS; Sessão de Debates, no salão nobre da Câmara Municipal de Alfenas, sobre os temas “Discriminação Racial”, “Direitos dos Idosos”, “Mulheres e Pessoas com Deficiências”, “Crise no Sistema Carcerário Brasileiro”, “Diversidade, Gênero e Exclusão Social”, “Redução da Maioridade Penal”, “Violência Doméstica e Feminicídio”. Dentre os convidados para debater os temas estavam defensores públicos, advogados, psicólogos, cientistas sociais, professores, juízes, policiais militares e representantes do Movimento da Consciência Negra e de Matrizes Africanas de Alfenas. Exibição de filmes (Curtas) sobre Direitos Humanos no salão marrom da UNIFENAS.