As professoras finalistas Josiane de Cássia; Diretora da E.E. São Marcos, Poço Fundo, Maria Salomé de Souza Santos, representando a professora Maria de Fátima Caixeta Fernandes, que se classificou em 1º lugar pelo projeto Pead Cidadão; Alessandra dos Santos e Jordânia Gógia; Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS, professor Rogério Ramos do Prado; Adaiby Gonçalves; Alexsandra de Oliveira; Professora Maria Cristina; professora Sandra Miranda; e a egressa Marina Couto
Diversos educadores de escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de várias cidades do sul de Minas foram premiados durante o Seminário de Educação Empreendedora do Sul de Minas, promovido pelo SEBRAE.
A honraria, denominada 1º Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras, foi idealizada e executada pelo curso de Pedagogia e Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS com o intuito de resgatar a importância e valorização do trabalho docente através da publicação e premiação de projetos de relevância para comunidade escolar. “Acreditamos que, como escola inovadora e empreendedora que somos, temos oportunidades , a partir da troca de experiências, de promover fomentos para que a Educação seja realmente instrumento de transformação do mundo”, ressalta a coordenadora do curso, professora Maria Cristina Silva.
Professora Sandra Miranda conta que houve mais de 50 projetos inscritos, dos quais 22 foram para a fase final e, durante o Seminário, premiados os 10 projetos finalistas com 10 troféus cedidos pela empresa parceira Vidro Minas. Destes 10, três foram destaque de maior relevância pedagógica.
De acordo com a representante do SEBRAE, Adaiby Maria Franco Gonçalves, o Seminário de Educação Empreendedora do Sul de Minas teve como objetivo despertar uma visão diferente da capacidade de pensar e produzir algo, “sobretudo, coletivamente, visando à discussão sobre os impactos da educação empreendedora na vida de alunos de diversas instituições, conhecendo as melhores práticas e, dessa forma, incentivando a criação de novas iniciativas nos setores educacionais”.
Em sua opinião, a UNIFENAS é um grande apoio do SEBRAE pela união e colaboração no âmbito educacional “ para o objetivo comum, que é o fortalecimento da Cultura Empreendedora em Alfenas e região”.
Vencedores 12 projetos receberam os certificados de finalistas como projetos de relevância para a sociedade: “Os personagens do folclore e as percepções da escrita” ( Adriana Fernandes – EMEI Profa. Verenice da Silva Csizmar – Lago Azul, Alfenas); “O livro que viaja” (André Diamantino de Oliveira – E.E. Constâncio Correa de Alvarenga Nacip Raydan); “Resgatando e valorizando grupos de estudo” (Flávia Fernandes de Andrade Santos e Sidinei Paulo Assis – E.E Nadim Noman Dores de Guanhães); “Conectados com a leitura” (Joseane dos Santos Silveira Silva – E.E. Joaquim Teixeira de Brito Catuti); “Refazendo o percurso da história – como foram criados...” (Maria do Rosário Dias e Verônica Gláucia Dal Corso – CEMEI Isolina Barbosa Elias – Os canarinhos, Alfenas); “Horta comunitária para promoção da educação ambiental” (Marília Couto – CEMEI Prof. Paulo Csizmar de Oliveira, Alfenas); “Jardim Sensorial” (Nilceia Aparecida de Paula – CEMEI Professor Leco, Alfenas); “Leitura e interação” (Patrícia Miranda – CEMEI Profa. Lucinda Tamburini de Souza – Ipê Amarelo, Alfenas); “Resgatando brincadeiras antigas – Pião” (Rosângela Paula Rossi Souza – CEMEI Profa. Lucinda Tamburini de Souza – Ipê Amarelo, Alfenas); “A importância da leitura e da cultura na educação infantil” (Sabrina Hollanda de Oliveira Alves e Simone Paolielo Bueno – CEMEI São João da Escócia, Alfenas); “Pequeno cidadão amigos da natureza” (Stela Rogati de Oliveira Caetano e Sionilda Maria de Araújo – EMEI Maria Conceição Carvalho – Dona Zinica, Alfenas); “Pequeno cidadão” (Talita Andrade Silva e Luciana Alvarenga Thiers – EMEI Maria Conceição Carvalho – Dona Zinica, Alfenas);
6 projetos que receberam os troféus e certificados de finalistas como projetos de maior relevância para a sociedade: “Brincar, aprender e fazer acontecer” (Patrícia Abreu Assete Paiva e Jordânia Gógia Caproni Morais – EMEI Prof. Eduardo de Oliveira Prado – Raios de Sol, Alfenas); “Só o amor constrói” (Laura Campos Paiva Pereira – E.M.Tancredo Neves – Alfenas); “Projeto Tertúlia” (Mara Eliane Esteves Pedro de Oliveira – E.M. Doutor Fausto Monteiro, Alfenas); “Canteiro sustentável” (Suely Ferreira dos Sanatos – E.E. da Fazenda Cristo Rei – Miravânia); “Pedalada pela linguagem” (Marilen Lisboa Xavier – E.E. Nossa Senhora de Fátima, Januária); “Minha moeda/Castilhos” (Mário Sérgio e Castilho – E.M.Doutor João Januário de Magalhães, Alfenas).
E os três projetos finalistas que receberam troféus e certificados como projetos de maior relevância para a sociedade: “Projeto Pead Cidadão” (Maria de Fátima Caixeta Fernandes – E.E. São Marcos, Poço Fundo); “Era uma vez...muitas histórias de uma só vez” (Alessandra dos Santos e Jordânia Gógia Caproni Morais – EMEI Prof. José Eduardo de Oliveira Prado – Raios de Sol, Alfenas); “Alfabetização, música e comportamento” (Alexsandra de Oliveira Mendes e Patrícia Conti – E.E. Rubens Garcia, Machado).
Houve também premiação para o projeto destaque, que foi “Oficina de libras – ouvindo o silêncio – Libras além...”, desenvolvido pela egressa Josiane de Cássia Figueiredo Bastos na E.E Secretário Tristão da Cunha, em Divisa Nova.