UNIFENAS é homenageada em reunião especial da ALMG
Everton Marques
Dr. Carlos Mosconi, secretário municipal de Saúde de Poços de Caldas-MG; Dra. Viviane, vice-reitora; Profa. Maria do Rosário, reitora da UNIFENAS; deputado Emidinho Madeira e a Dra. Larissa, pró-reitora administrativo-financeira
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoveu uma reunião especial de homenagens no dia 24 de novembro. Na solenidade, transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano) recebeu congratulações pelos seus 45 anos de fundação e pelos relevantes serviços prestados à população do Estado, na área da saúde.
Convidada a compor a mesa-diretora, a Professora Maria do Rosário Araújo Velano, magnífica reitora da UNIFENAS, sentou-se com outras autoridades e homenageados. Em entrevista, ela atribuiu o voto de congratulações do poder legislativo estadual como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo seu esposo e então reitor Professor Edson Antônio Velano; e que hoje, sob a condução dela e das filhas Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora, e Larissa Araújo Velano Dozza, pró-reitora administrativo-financeira, continua a galgar degraus que colocam a Universidade em destaque no ensino superior. Como disse “um orgulho” para todos, assim como o Hospital Universitário Alzira Velano, que é referência em atendimento à saúde no sul de Minas. “Essa homenagem de hoje representa muito para a UNIFENAS, porque é o reconhecimento de todo o trabalho do Edson, que começou 45 anos atrás, ao qual nós, eu e minhas filhas, Larissa e Viviane, estamos dando continuidade”.
Autor do requerimento de congratulação, o deputado Emidio Alves Madeira Júnior, mais conhecido como Emidinho Madeira, na tribuna, destacou que nestes anos de existência a Universidade contribui muito para com o país, de maneira especial para a região do sul de Minas. Recordou a expansão da instituição no Estado e a inauguração do Alzira Velano em 1992 e que hoje atende uma população estimada em quase um milhão de habitantes. O deputado afirmou: “O povo de Minas Gerais deve muito à UNIFENAS”. E acrescentou o grande número de profissionais formados pela Universidade e que contribuem com o país. “45 anos de desenvolvimento, de muita luta, seriedade, muita tecnologia, muito avanço. Alfenas hoje é conhecida no mundo toda graças à UNIFENAS. Tudo que nós fizermos para a UNIFENAS é muito pouco diante do que ela tem feito, esse tempo todo, para toda Minas Gerais”.
Depoimentos de reconhecimento
Na reunião, o presidente Adalclever Lopes foi representado pelo deputado Ulysses Gomes de Oliveira Neto, que leu a correspondência enviada por Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte, e Fernando Pimentel, governador de Minas. Eles não puderam estar presentes, mas cumprimentaram a todos os homenageados da noite. “A Universidade representa para a região e para o país um potencial e é obviamente um reconhecimento que Assembleia presta a uma instituição que com qualidade, através de toda a sua história, presta um serviço de excelência”, disse o presidente da solenidade em relação à UNIFENAS.
“Eu acho que a UNIFENAS, então, está seguindo mesmo uma trajetória brilhante. E acho que a Assembleia fez muito bem, hoje através do deputado Emidinho Madeira, ao fazer essa homenagem, que é extremamente merecida e muito justa, para uma instituição que tanto benefício faz para a nossa região”, complementou Carlos Mosconi, atual secretário municipal de saúde de Poços de Caldas, ex-deputado estadual e ex-deputado federal.
Uma comitiva de gestores da Universidade participou da solenidade, que contou com a presença de muitas autoridades, entre elas o ex-procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior, hoje professor da UNIFENAS-BH, e Luís Cláudio da Silva Chaves, vice-presidente do Conselho Federal da AOB, e ex-coordenador do curso de Direito da UNIFENAS-BH. Ao final dos discursos foi entregue uma placa a todas as instituições homenageadas na reunião especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Mais um momento registrado na história de quase meio século da UNIFENAS. “Um momento importante, para a UNIFENAS, para nós, eu, minha mãe e minha irmã. Um momento de muita emoção, saber que o nosso trabalho de continuidade ao trabalho do meu pai está sendo reconhecido mais uma vez no Estado de Minas Gerais e isso nos traz muita alegria, muito contentamento. E continuamos a nossa meta, nossa missão, que é um ensino sempre de qualidade e melhor atendimento aos pacientes do Hospital Universitário Alzira Velano”, conclui a Dra. Larissa, pró-reitora administrativo-financeira.