Marcos Eduardo, Prof. Dr. Carlos Antônio, Adalberto, Prof. Dr. Jairo e o Dr. Humberto Luís
Formado em Medicina Veterinária pela Universidade de Granma, em Cuba, o angolano Adalberto Hidulica Pipa Tumbuleni, aluno do Mestrado em Reprodução, Sanidade e Bem-estar Animal da UNIFENAS, fez a sua defesa de dissertação do trabalho “Seleção de Receptoras de Embriões Bovinos Usando Ultrassonografia Modo B e Doppler Colorido”. Concluído o mestrado, Adalberto deverá atuar na Faculdade de Medicina Veterinária de Huambo, em Angola, e na empresa Nutri Campo, na área de melhoramento de genética animal.
O estudo foi orientado pelo Prof. Dr. Jairo Pereira Neves, que integrou a comissão examinadora formada pelo Prof. Dr. Carlos Antônio de Carvalho Fernandes e o Dr. Humberto Luís Del Hoyo Neri, da empresa Biotran (Biotecnologia e Treinamento em Reprodução Animal). A aprovação no mestrado ocorreu no dia 23 de novembro. “O que eu aprendi aqui, vou exagerar um pouco, coisa de outro mundo! Não foi aquilo que eu esperava, é muito mais do que imaginava! Não tenho palavras para dizer o quanto aprendi aqui, não só na UNIFENAS, mas em colaboração com outras instituições parceiras da Universidade”, disse o mestrando.
De modo genérico, para que os leigos compreendam, o trabalho de Adalberto faz uma avaliação da eficácia de metodologias usadas rotineiramente na transferência de embriões. Segundo o Dr. Jairo, que também é coordenador do Programa de Pós-graduação em Reprodução, Sanidade e Bem-estar Animal da UNIFENAS, além da contribuição científica, o trabalho promove a formação de um futuro pesquisador. “Ele vivencia, aprende novas tecnologias e aprende a pensar. Esse é o objetivo do nosso programa e que agora também deverá firmar um convênio com Angola e ampliar esse contato.”
A escolha da UNIFENASSegundo Adalberto, ao concluir a graduação, recebeu incentivo do governo angolano para ingressar em um mestrado, a priori em Cuba, mas, ao conhecer o programa oferecido pela UNIFENAS, optou pelo Brasil. “Deram boas referências, que é uma Universidade muito bem estruturada, de renome internacional. Isso me chamou a atenção e vim direcionado graças a profissionais formados aqui e que também trabalham em Angola”, destacou.
Um dos profissionais a que ele se refere é Eduardo Ramos de Oliveira, doutorando no programa da UNIFENAS e que, em conjunto com a Biotran, desenvolve um trabalho de assessoria com o governo angolano na melhora do seu rebanho e produtividade. “O Brasil é líder mundial nesse conhecimento de biotecnologia e, há quatro anos, Angola entrou em contato comigo para levar a biotecnologia para lá. Então, o primeiro produto de TE [Transferência de Embriões] nascido naquele país fomos nós que implementamos”, afirmou Eduardo.
Ainda, segundo o doutorando, que também é egresso do curso de Medicina Veterinária e do mestrado da UNIFENAS, durante o trabalho de assessoria, demonstrou aos governantes do país africano que seria importante implementar a tecnologia, mas, mais do que isto, seria preciso capacitar profissionais. “Desta forma fizemos alguns treinamentos pontuais aqui no Brasil [na Biotran], trazendo técnicos angolanos e começamos uma parceria com a UNIFENAS para termos mestrandos e doutorandos na instituição.”
Adalberto foi o primeiro deste intercâmbio, assim como, aos 31 anos de idade, é o primeiro de uma família de 12 irmãos a concluir uma graduação e um mestrado. Ele disse que tem Eduardo Ramos como referência na área de reprodução de bovinos. Acrescentou que gosta de desafios e que esta é uma área desafiadora. Há dois anos em Alfenas, o angolano acredita que talvez possa retornar à UNIFENAS para levar seu estudo à frente. “Penso concluir meu doutorado aqui, porque já me considero filho da casa,” disse.
Programa de mestrado e doutoradoO Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Reprodução, Sanidade e Bem-estar Animal da UNIFENAS é reconhecido pela CAPES/MEC. Como consta no site http://www.unifenas.br/mestrado.asp, o Programa aborda os temas relevantes da área, “com foco em eficiência reprodutiva e biotécnicas relacionadas, estuda as principais tecnologias referentes à multiplicação genética e os fatores que interferem em aspectos técnicos e econômicos da produção animal. Aborda também os principais temas da saúde e bem-estar animal, direcionados à produção sustentável”.
À infraestrutura da Universidade e à parceira com outras instituições soma-se a qualificação do corpo docente, formado por doutores graduados em renomadas instituições de ensino superior do Brasil, dos Estados Unidos e da Alemanha. “Essa conjunção de formações dos nossos profissionais colabora para a qualidade do nosso programa”, afirma o coordenador Prof. Dr. Jairo Pereira Neves.