Congresso de Biomedicina fala sobre as inovações tecnológicas da área
Rosângela Fressato
O delegado do CRBM e egresso Renato Ângelo
Com o tema “Inovações tecnológicas para o profissional biomédico”, o curso de Biomedicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, em conjunto com as Ligas de Citologia Clínica, de Análises Ambientais e de Toxicologia e Associação Atlética do curso, promoveu o 10º Congresso de Biomedicina e 7ª Jornada de Análises Clínicas.
Na primeira noite, o segundo delegado do Conselho Regional de Biomedicina de Minas Gerais (CRBM) e egresso da UNIFENAS, Renato Ângelo da Silva (também professor e coordenador do curso de Biomedicina do câmpus de Divinópolis), falou aos presentes sobre novidades do Conselho, o que existe no mercado de trabalho, as áreas de habilitação do biomédico, os atributos exclusivos do biomédico e os que compartilham com outras profissões, como se inscrever no Conselho etc.
Em sua fala, Renato destacou que a biomedicina não é a profissão do futuro, como muitos dizem, mas sim do hoje, do presente. “São 38 áreas de atuação, dentro de laboratórios até a venda de produtos de laboratórios. É uma gama muito grande de habilitações. É certeza de mercado de trabalho e de sucesso”.
Professora Regiane Tercetti, coordenadora do curso de Biomedicina, diz que a importância do evento é a integração dos alunos, além do comparecimento de palestrantes com temas relevantes para o curso. “E é sempre bom que os alunos estejam em contato com profissionais que já tenham atuação prática e vivência. É um encontro muito proveitoso, e os alunos precisam disso”.
Temas apresentados
O Congresso ocorreu no período de 22 a 25 de novembro e trouxe em sua programação as palestras “Transformando comportamentos em resultados” (psicólogo egresso da UNIFENAS, André Tomé); “O laboratório veterinário na prática clínica” (Professor Renato Ângelo da Silva); “A importância do biomédico na imagenologia, aquisição de imagem e os principais exames na rotina” (Danúbia Pinheiro Teixeira e Priscila Vilela Souza); e “Neurociência” (Wesley Fernandes Fonseca, graduado em Biologia). Houve também a mesa-redonda “Imunohematologia” (Professor Bruno Cesar Correa Salles); whorkshop “Princípios em acupuntura” (fisioterapeuta e egressa da UNIFENAS, Vanessa Lira Leite); minicurso “Introdução de antiofídicos contra animais peçonhentos” (Professora Maria Lúcia); e apresentação e premiação de trabalhos científicos.