Notícias UNIFENAS

Notícias

18 de dezembro de 2017

Carateca conta com apoio da UNIFENAS em competição nacional


Everton Marques
Ampliar foto
Matheus ergue com orgulho a bandeira da UNIFENAS na arquibancada do Campeonato Brasileiro de Caratê Interestilos

Matheus Augusto de Souza Silvério, aluno do curso de Direito da UNIFENAS, carateca faixa marrom, participou do Campeonato Brasileiro de Caratê Interestilos. Com o apoio institucional da Universidade e ao lado de Iago Junio, atleta da cidade de Lagoa da Prata - MG, o acadêmico conquistou o 6ª lugar na categoria geral Kumitê, disputada com outras 33 equipes de todo o país. Organizada pela Confederação Brasileira de Caratê Interestilos, a competição ocorreu no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, em São Paulo, no mês de novembro.

O estudante destacou que sua participação foi enriquecedora para sua condição de atleta. Contou que, ao dividir o quarto com outros competidores, surpreendeu-se com a história de pessoas que viajaram dois, três dias, para participar do campeonato. Esta foi sua primeira competição de âmbito nacional. “Experiência que foi única, vai valer muito e me senti honrado de levar o nome da UNIFENAS a um campeonato tão grande assim”, disse.

O apoio da Universidade serviu como estímulo na preparação de Matheus. “A questão da responsabilidade de levar o nome UNIFENAS é muito grande, pelo fato da história que a instituição tem”. Para ele o Caratê é uma filosofia de vida, que, além de esporte competitivo, agrega ensinamentos como fidelidade e respeito. “O Caratê foi e é importante na minha vida. Eu tinha vergonha de me apresentar em público e hoje eu dou aula [caratê], como monitor, e apresento trabalho no curso [Direito] de forma mais tranquila.”

Ainda sobre a competição, ela foi disputa no individual e por equipe nas modalidades Katá e Kumitê, sendo a primeira a luta com um adversário imaginário e a segunda a luta propriamente dita. Além de levar o nome da UNIFENAS, Matheus também representou a Associação Bushidokan, responsável pelo Projeto Caratê Sem Limites, desenvolvido em Alfenas, por meio do Programa Cidade Escola e sob a coordenação do sensei Osvaldo Natal Correia. Neste mesmo campeonato, o projeto esteve representado com 12 atletas, que conquistaram 7 medalhas de bronze e 1 de prata.