Alunas da Rosa Mística apreciando os novos livros da Biblioteca
Por uma iniciativa da Atlética do curso de Direito da UNIFENAS, juntamente com alunas do 6º e 8º períodos do curso de Pedagogia (atividades integradoras), foi inaugurada sábado, 11 de novembro, a reforma da “Biblioteca Dacha de Oliveira”, no Centro Educacional Nossa Senhora da Rosa Mística.
A idealizadora da biblioteca, aluna e presidente da Atlética de Direito, Jerusa Rodrigues, relata que tudo começou na Páscoa, quando foram doar ovos de chocolate para as crianças assistidas pela creche. Conhecendo as estruturas da escola, ela percebeu que a biblioteca era composta de livros didáticos e não literatura infanto-juvenil. “A diretoria nos autorizou a reformar a sala e iniciamos o trabalho de reparo de paredes, chão e estantes, bem como a arrecadação de livros”. A campanha para arrecadar livros nas salas de aula levou o nome de “Um livro por um sorriso” e se tornou um projeto de extensão, já que beneficia a sociedade.
Jerusa relata que este projeto foi a realização de um sonho. “A leitura é muito importante, pois ajuda a escrever melhor, se comunicar melhor, desenvolver a imaginação e transportar o leitor para outros mundos. As crianças da Rosa Mística vivem uma realidade difícil, e penso que esta biblioteca será um refúgio para elas”.
Na opinião de Mônica Fernandes, professora de Pedagogia, a leitura é estímulo à criatividade, à imaginação, é um direito fundamental de crianças e adolescentes, tendo como papel fundamental desenvolver a criticidade “e, por meio da ficção, a análise e mudança da realidade”.
Jerusa conta que a ideia de homenagear a professora de literatura Maria das Graças Oliveira e Oliveira, popularmente conhecida por Dacha de Oliveira, se deve ao fato de ter sido uma pessoa muito querida em Alfenas e nos locais onde lecionou.