O evento contou com palestras e exposição de trabalhos confeccionadas pelas acadêmicas
A 1ª Jornada de Arte Educação, promovida pelo curso de Pedagogia, ocorreu na UNIFENAS, dias 9 e 10 de outubro.
Na programação, as palestras “Psicopedagogia: a arte de ensinar e aprender”, com a professora Julia Eugênia Gonçalves (Fundação Aprender); “O papel da Arte Educação”, com professor Ronaldo Aud; “Avaliação na Pesquisa”, com Felipe Ferronato; exposição de trabalhos confeccionados pelas acadêmicas; e bate papo com o artista plástico Marcus Duchen sobre suas obras.
A palestrante Julia Eugênia comenta que sua proposta é apresentar a psicopedagogia, fazer relação com a educação e propor uma reflexão para que as alunas possam compreender que a educação é uma arte, que a arte está presente em todo o fazer humano, porque arte é criatividade. Segundo ela, se a pessoa não tiver criatividade, ela não cria nenhuma obra, inclusive as obras de arte. “Então, por exemplo, ser professor é uma escolha e nisso está incluída a autoria, a criatividade de cada um, de cada aula que prepara, de cada palestra que vai proferir. Todos nós somos artistas na medida em que somos autores da nossa própria vida, da nossa própria história, do nosso próprio fazer”.
Segundo o coordenador do encontro, professor José Contígio, a Jornada consiste na possibilidade de os alunos tomarem um contato maior com o mundo da arte. “Vamos discutir a importância da arte no mundo contemporâneo e no mundo da educação. No mundo contemporâneo e nos dias de hoje, a arte nunca esteve tão em voga por conta das censuras nas exposições artísticas que estão tendo, e, por isso estão se discutindo muito a arte. Queremos sensibilizar as pessoas ao campo da arte, a como trabalhar, como observar, como entender o trabalho artístico”.