Notícias UNIFENAS

Notícias

24 de outubro de 2017

Enfermagem orienta sobre câncer de mama


Rosângela Fressato
Ampliar foto
20 pessoas, entre acadêmicas, familiares e voluntários doaram cabelos para confecção de perucas que serão doadas às mulheres portadoras do câncer de mama

Acadêmicos do 4º período de Enfermagem da UNIFENAS celebraram o “Outubro Rosa”, no próprio câmpus da Universidade, em Alfenas.

Na oportunidade, os alunos orientaram sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, com foco principal nas recomendações do Ministério da Saúde. “Uma das recomendações é que a mulher deve realizar, mensalmente, a autoapalpação das mamas, em busca de alterações, como nódulos, mudanças no aspeto da pele, drenagem de secreções, entre outros, e que, na presença de qualquer anormalidade, deve procurar assistência médica para avaliação”, diz a professora e coordenadora do projeto Andreia Majella da Silva Duarte Esteves.

De acordo com a professora, também é importante que, após os 40 anos, idade em que aumentam os riscos para tal patologia, que as mulheres façam o Exame Clínico das Mamas com o médico ou enfermeiro uma vez por ano, em qualquer unidade de saúde, e que, na presença de alterações suspeitas, realizem a mamografia para confirmação.

Outra atividade realizada no evento foi o corte de cabelos para serem doados a instituições que atendem mulheres com câncer. Para isso, foi feita uma parceria com a ONG União Rosa, de Poços de Caldas, através do projeto Rapunzel Solidária, com a doação de 20 pessoas, entre acadêmicas do próprio curso, familiares e voluntários que foram convidados anteriormente pelo Facebook. As pessoas doaram, no mínimo, 15 cm do seu cabelo. “Esta ação foi o destaque do evento. Duas cabeleireiras estiveram presentes no evento como voluntárias realizando os cortes. Todas as doadoras receberam um certificado atestando a doação e um brinde em agradecimento pela atitude. Esses cabelos são enviados para São Paulo, para a confecção de perucas, que serão doadas às mulheres portadoras da doença, o que aumenta muito sua autoestima e é importante na recuperação e no enfrentamento do câncer”, comenta Professora Andreia.

O público-alvo do encontro foi os próprios acadêmicos, funcionários e transeuntes presentes no câmpus, na ocasião. Todos receberam folders explicativos, confeccionados pelos próprios estudantes.