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24 de outubro de 2017

Cursos de Belo Horizonte apoiam projeto Praça Itinerante da Saúde


Rosângela Fressato
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A população local pôde aferir a pressão arterial, dosar a glicemia e fez o exame de tipagem sanguínea

Aferir a Pressão Arterial; dosar a glicemia capilar; determinar os tipos sanguíneos e o fator RH; orientar a população quanto aos cuidados adequados em relação à Hipertensão Arterial e Diabetes; orientar a população quanto à documentações; e viabilizar o contato dos acadêmicos dos cursos da saúde entre si e com o público participante. Essas foram as atividades realizadas pelos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Direito da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, no projeto “Praça Itinerante da Saúde”, no bairro Dona Clara.

Crianças, jovens e adultos interessados em conhecer o trabalho do biomédico e do enfermeiro receberam instrução de boas práticas em saúde e foram oferecidos os testes de dosagem glicêmica, tipagem sanguínea e aferição de pressão arterial. De acordo com os resultados obtidos, cada pessoa foi instruída por um estudante (supervisionado), que lhe ofereceu orientações sobre possíveis alterações em seu cotidiano, as quais poderiam melhorar sua qualidade de vida. Os frequentadores da praça realizaram, em um primeiro momento, a dosagem glicêmica e o exame de tipagem sanguínea pelos alunos de Biomedicina, sob supervisão do professor Frederico Crepaldi. Ao todo foram realizados 112 exames.

Os alunos do curso de Enfermagem, sob a supervisão das professoras Aneílde Maria Ribeiro de Brito e Cristiane Torquato, prosseguiram no atendimento da comunidade, aferindo a pressão arterial, interpretando a leitura dos resultados obtidos, de forma individual, a fim de promover uma melhoria na qualidade de vida de cada participante.

De acordo com a professora Aneilde, as atividades resultaram em uma boa adesão e participação da população local. “A atividade de extensão permitiu a interação do aluno em formação com a comunidade. Frente à diversidade da população atendida, os alunos foram desafiados a aplicar o conhecimento multidisciplinar para conseguirem esclarecer a população e adequar as práticas de promoção da saúde. Ainda foi praticada a interdisciplinaridade e a complementariedade entre os cursos da área da saúde, mostrando para os alunos de Biomedicina e Enfermagem a importância da troca de conhecimentos e diálogo entre as profissões”.