Notícias UNIFENAS

Notícias

18 de outubro de 2017

28ª Jornada de Informática da UNIFENAS (JOIN)


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Egressos participaram do evento relatando suas trajetórias profissionais

Palestras, minicursos e apresentação de painéis e TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos alunos do 8º período formaram a programação da 28ª Jornada de Informática da UNIFENAS (JOIN), que ocorreu no período de 18 a 21 de setembro e que trouxe como tema “Games, oportunidades e trabalho”. O evento foi aberto com uma apresentação musical feita pelos professores Celso de Ávila Ramos, Francisco Donizete Vieira Luz e Wesley Natanael Gallo.

Um dos momentos relevantes do evento foi a mesa-redonda com os egressos Matheus de Barros Castello, Lorenzo Couto do Nascimento, Alexandre Andrade e Felipe Poccini, que relataram suas trajetórias profissionais após suas formaturas.

Matheus é engenheiro de software na Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática da Amazônia (SIDIA). Ele conta que se formou em 2014 e no ano seguinte se mudou para Manaus, onde teve a oportunidade de fazer a entrevista na empresa e já foi selecionado. Começou como Júnior e em um ano e meio foi promovido a Pleno

Segundo ele, o curso de Ciência da Computação da UNIFENAS é muito bom e oferece uma base muito boa, “que é o mercado de trabalha do cientista da ciência da computação. A área de tecnologia é muito ampla, então o profissional precisa ter uma base muito boa para poder chegar na empresa e ver em qual área ele vai se destacar. A base é o que forma o profissional e os professores da UNIFENAS sabem disso. E a JOIN é uma excelente oportunidade para os alunos saberem o que está ocorrendo no mercado de trabalho, nas empresas”.

Lorenzo também se formou em 2014 e trabalha em uma multinacional de consultoria, tecnologia e terceirização, com base em Belo Horizonte e sede em Dublin, na Irlanda. Ele conta que no dia seguinte ao da formatura fez a entrevista na empresa e três meses depois foi contratado. “Os professores do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS merecem todos os prêmios possíveis porque eles são, definitivamente, os melhores que eu já tive na vida. O curso nos dá uma base muito forte, tanto que eu fui para uma área em que não existe faculdade (T.I Industrial). Não ensinam isso na faculdade, e então eu fui só com a base que recebi aqui na UNIFENAS e consegui me dar super bem lá; já fui promovido nesses dois anos de trabalho. Se não fosse o ensino proporcionado pelos professores daqui, eu não conseguiria nada disso. Eles são realmente fantásticos”.

“É um orgulho para nós ver que nossos egressos estão bem colocados no mercado de trabalho e na pesquisa”, relata professor Celso de Àvila, um dos organizadores da Jornada.



Autodesenvolvimento



No último dia do evento, o psicólogo e egresso da UNIFENAS, André Tomé, abordou o tema “Transformando comportamentos em resultados”. Em sua fala, ele destacou a importância da pessoa se ater a seus comportamentos, aos seus sentimentos, ao conjunto de crenças que ela tem para que ela tenha mais resultados em sua vida. “A palestra propõe uma reflexão sobre os seus próprios comportamentos e como você pode realmente se tornar um profissional, uma pessoa mais completa, e isso ocorre quando você começa a se conhecer melhor, quando você começa a ter um autodesenvolvimento”.

A coordenadora do curso, professora Flávia Aparecida Oliveira Santos, diz que o tema sobre Games foi escolhido devido a uma grande demanda do mercado de trabalho por desenvolvedores de jogos. “Desta forma, os acadêmicos tiveram a oportunidade de estar próximos do que há de mais atual em tecnologias de jogos, trocando experiências com desenvolvedores e pesquisadores da área, além de formarem um networking bastante útil com estes profissionais e empresas de desenvolvimento de software”.



Sucesso



Para Flávia, a 28ª JOIN foi um sucesso, comprovado por uma pesquisa de satisfação promovida pela organização do evento e pelo contato direto com os participantes. “Além de trazer novas e importantes informações aos acadêmicos, estes tiveram a oportunidade de trocar experiências com egressos do curso de Ciência da Computação em uma mesa-redonda bastante construtiva. Além da abordagem científica computacional, papel principal da Universidade na formação destes profissionais, a Jornada contou com uma palestra motivacional promovida pelo psicólogo e Coaching Empresarial André Tomé, que inspirou bastante nossos alunos a buscar seus objetivos tanto na Universidade quanto no mercado. Assim, a JOIN trouxe aprendizado profissional e pessoal para todos. A sensação é, definitivamente, de dever cumprido e de muita satisfação”.

Além da coordenadora e do professor Celso de Ávila, a Jornada contou também com a organização dos professores Maurício Moreira Júnior e Patricia Carolina de Souza Pereira.