Homenageados recebem “Comenda Professor Edson Antônio Velano”
Solenidade ocorreu durante a comemoração dos 45 anos da UNIFENAS e dos 25 anos do Hospital Universitário Alzira Velano
Everton Marques
Prof. Oswaldo Luiz Mariano; Dra. Larissa Araujo Velano Dozza; Dr. Jarbas Soares Júnior; Dra. Viviane Araújo Velano Cassis; Professora Maria do Rosário Araújo Velano; Dr. Luís Cláudio da Silva Chaves; Dr. Nicolau Lupianhes Neto; e o Dr. Paulo de Tarso Tamburini Souza
Concebida pela reitoria da UNIFENAS, como forma de distinguir aqueles que se fizeram presentes na vida acadêmica, social ou política, com destaque, com honra e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento social, para o ensino, para a assistência e bem-estar das pessoas, a “Comenda Professor Edson Antônio Velano” foi entregue a personalidades reconhecidas no Brasil. A homenagem ocorreu durante a comemoração dos 45 anos da UNIFENAS e dos 25 anos do Hospital Universitário Alzira Velano em solenidade realizada no Mix Garden, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite do dia 23 de setembro.
A insígnia, que leva o nome do fundador da Universidade e do Hospital, é dedicada aos justos e aos bons, como dito na solenidade. Ela foi entregue pela Professora Maria do Rosário Araújo Velano, magnífica reitora da UNIFENAS; pela Dra. Larissa Araujo Velano Dozza, presidente do Hospital Universitário; e pela Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora da Universidade. Entre os agraciados com a Comenda estavam o Dr. Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça de Justiça de Minas Gerais (2005-2006 e 2007-2008); Dr. Luís Cláudio da Silva Chaves, vice-presidente do Conselho Federal da OAB; Dr. Nicolau Lupianhes Neto, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (2009-2012); Prof. Oswaldo Luiz Mariano, engenheiro civil e Diretor de Controladoria de Dados e Estáticas da UNIFENAS; e o Dr. Paulo de Tarso Tamburini Souza, juiz auxiliar da presidência do Supremo Tribunal Federal. Em comum com a UNIFENAS, todos os homenageados foram ou são professores da instituição.
Ao representar os agraciados com a Comenda, o Dr. Paulo de Tarso disse que uma das lições que mais lhe marcaram a vida foi a de sua mãe, que dizia: “Seja tudo na vida, menos um ingrato”. Em seguida, recordou um diálogo que teve com o Professor Edson Antônio Velano e que fora concluído da seguinte maneira: “Lembro que a nossa conversa terminou quando eu dizia que ele era um grande poeta. Ele me disse assim: ‘Não, eu não sou um poeta. Eu sou um sonhador.’ Eu disse: ‘um sonhador que transforma sonhos em realidades.’ E eu disse a ele no final da nossa conversa: ‘Professor, se o senhor não consegue ser um poeta, continue sendo a poesia que o senhor sempre é e sempre continuará sendo a todos nós.’ Eu acredito que assim, eu, sem palavras, mas com imenso sentimento de gratidão no coração, transmito a todos o nosso mais profundo muito obrigado e gratidão sincera.”
A solenidade
Antes de passar à entrega da Comenda, Soloni Vianna, mestre de cerimônias, lembrou que a primavera é a estação da UNIFENAS, uma vez que marca o nascimento do fundador da Universidade, professor Edson Antônio Velano (26/09/1943 – 22/03/2008) e por ser setembro tradicionalmente o mês em que se comemora o aniversário da instituição, que, em 2017, completou 45 anos. Este ano a comemoração estendeu-se aos 25 anos do Hospital Universitário Alzira Velano, inaugurado oficialmente em 12 de dezembro de 1992. Na cerimônia, a história do hospital foi contada por meio de um vídeo com depoimentos de quem participou e acompanhou o trabalho do então reitor Professor Edson na construção do Alzira Velano, que leva o nome de sua mãe.
O vídeo convida para uma volta ao tempo. Começa com a história de um jovem que, na década de 1970, procurou trilhar novos caminhos educacionais para a então “Atenas sul mineira”, como era conhecida a cidade de Alfenas. Em 1972 ele criou as Faculdades Integradas da Região de Alfenas, que em 1988 passaram a se chamar Universidade de Alfenas – UNIFENAS e, mais tarde, com o nome de Universidade José do Rosário Vellano, em homenagem ao seu pai. Duas décadas após a criação da Universidade surgiu, pelas mãos do mesmo sonhador e realizador, o Hospital Universitário já com o curso de Medicina ofertado pela Universidade. O complexo hospitalar do Alzira Velano atende a uma população de mais de 1 milhão de habitantes e é referência macrorregional em várias especialidades.
Um consenso nos depoimentos narrados no vídeo é o de que o Professor Edson sempre enxergou além do seu tempo. “O mais importante é que ele mudava algumas coisas nas pessoas. Lutava muito pelos seus valores, valores humanos, valores sociais. De tal forma que ele tinha uma visão, um senso administrativo tremendo e que serviu de exemplo para muita gente,” disse o Dr. Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Discursos da reitoria
Os discursos da reitoria recordaram os feitos do idealizador da instituição, hoje referência no país por “primar pela formação intelectual, moral e ética de seus alunos”, como disse a Professora Maria do Rosário. A reitora fez um breve relato da história da UNIFENAS e de sua expansão com alto nível de qualidade atestado com conceito institucional 4, atribuído em 2010 pela comissão de avaliadores do MEC/Inep, conceito que vai até 5. Agora,em 2017, o RUF (Ranking Universitário Folha de São Paulo), “a UNIFENAS teve a 1ª colocação em Medicina; a 2ª colocação em Odontologia e Agronomia; e a 4ª colocação em Biomedicina e Farmácia”, afirmou a reitora.
Sobre o Professor Edson, a reitora destacou: “Mais que mestre, empresário e dotado de muita perspicácia, Edson fez por agregar pessoas ao seu projeto valorizando o ser humano e utilizando o que ele tinha de melhor para atingir seus objetivos de forma coletiva. Fez isso com muita sabedoria”. E complementou: “Sempre acreditou que o ser humano podia atingir níveis inimagináveis de sucesso e prestígio se lhes dessem oportunidade de estudo e conhecimento”.
A Dra. Larissa falou da satisfação e saudade que o mês de setembro traz, que, como disse, era sempre esperado pelo Professor Edson. “Será sempre setembro em nossos corações! Nos corações daqueles que conviveram com Edson Antônio Velano, daqueles que precisaram e foram ouvidos, daqueles que, mesmo em silêncio, ouviram e também desabafaram, daqueles que choraram e alegraram-se com ele, daqueles que nasceram e renasceram no Hospital Alzira Velano. Será sempre setembro enquanto houver esperança e a vontade de vencer pela honestidade, pela verdade, princípios deixados por ele e que carregamos essa missão no peito com muito amor por outros mais 45 anos”.
Antes de finalizar a cerimônia, a Dra. Viviane destacou que, em meio a tantas palavras belas, era preciso conjugar o verbo agradecer. “Somos hoje a instituição que ele sonhou; este é o momento exato de agradecer a grande equipe da instituição, a todos que conosco estiveram durante esta jornada dos 45 anos da UNIFENAS e dos 25 anos do Hospital Alzira Velano. A caminhada que empreendemos não foi solitária, temos, sim, uma excelente equipe, amigos de jornada; a participação de todos foi fundamental para o desenvolvimento da UNIFENAS. Nossa palavra final é gratidão. Obrigada a todos que lutaram conosco o bom combate.