Anderson Romão dos Santos, Ana Beatriz Carvalho Terra, Sebastião Marcos Vilela (avaliador) e Rogério Ramos do Prado
A UNIFENAS, câmpus de Alfenas, esteve presente no 14º Congresso Nacional do Meio Ambiente, que ocorreu em Poços de Caldas. Na oportunidade, o acadêmico do curso de Agronomia, Anderson Romão dos Santos, apresentou dois trabalhos orientados pelo professor Dr. José Ricardo Mantovani; a mestranda do curso de Sistemas de Produção Agropecuária, Ana Beatriz Carvalho Terra, apresentou dois projetos orientados pela professora Dra. Ligiane Aparecida Florentino; e o mestrando do curso de Sistemas de Produção Agropecuária, Professor Rogério Ramos do Prado (diretor de Extensão e Assuntos Comunitários), apresentou um trabalho sob a orientação do professor Dr. Tiago Teruel Rezende.
Professor Rogério relata que o Congresso nasceu de uma necessidade dos profissionais das áreas do Direito Ambiental, Engenheira Ambiental, Técnico de Meio Ambiente, entre outras, de discutir a respeito de todos os assuntos que envolvem o Meio Ambiente e a qualidade sustentável da vida das pessoas. Originalmente, foi realizado em 2005 contando com mais de 600 pessoas como um evento para a área do Direito Ambiental. Ano após ano, o evento tornou-se o mais importante do sul de Minas e região, contando com autoridades e palestrantes de renome internacional como Dr. Werner Grau Neto, Richard Rasmussen, Fernando Gabeira, Marina Silva e tantos outros nomes que contribuíram para o sucesso dessa realização e ficaram na história. Com a parceria firmada desde 2009 com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho, a Comissão Técnica, formada com docentes conceituados , fez com que o conteúdo das palestras ficasse cada vez mais interessante para o diversificado público que prestigia o evento. Essa parceria estende-se também aos trabalhos científicos, sendo esta comissão responsável pela avaliação dos trabalhos para publicação e exposição em pôsteres, assim como a escolha dos dez melhores trabalhos para apresentação oral e também a premiação dos melhores trabalhos na forma de pôsteres e orais. “Este ano foram inscritos 490 trabalhos de diversos estados e instituições e debatidos temas de interesse nacional”.
Trabalhos apresentados Os trabalhos apresentados pelos alunos e mestrando da UNIFENAS foram:
“Aplicação de fertilizantes em taxa variada em cultivo de milho de segunda safra”; “Resposta do feijoeiro a adubação organomineral”; “Seleção de estirpes diazotróficas quanto à salinidade e diferentes valores de ph”; “Cultivo do feijoeiro com fotolito associado à inoculação com bactérias solubilizadoras de potássio”; e “Sustentabilidade das propriedades certificadas pelo programa certifica minas café”.