Os palestrantes Lilian e André (centro) juntamente com os membros da Liga
“Atuação do Farmacêutico na Farmácia Magistral” (Lílian Mara S. Souza) e “Atuação do Farmacêutico na Farmácia Clínica” (André de Oliveira Baldoni) foram os temas abordados durante o 2º Simpósio da Liga de Liga Atenção Farmacêutica do curso de Farmácia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas.
Luiz Felipe Pinheiro, presidente da Liga, conta que a finalidade do Simpósio é mostrar aos acadêmicos a importância de se ter um farmacêutico na produção magistral, garantindo a qualidade do medicamento ao paciente, e, na Farmácia clínica, esclarecer a necessidade do cuidado farmacêutico, em que há um profissional fazendo o acompanhamento do tratamento de diversas patologias. “Farmácia clínica, hoje, foi uma grande conquista da área farmacêutica, onde é permitido o consultório farmacêutico. Então, é de grande importância levar aos acadêmicos o dia a dia dos profissionais nessas áreas, mostrando-lhes como funciona a prática fora das fronteiras universitárias”.
O acadêmico relata que a Liga de Atenção Farmacêutica realiza e já realizou diversos trabalhos como feiras de saúde na praça e escolas, locais onde são abordados questões sobre os riscos de automedicação; informações sobre epidemias, como dengue, por exemplo; uso correto dos medicamentos; aferição de pressão arterial e informações da importância de mantê-la controlada dentro dos valores correto; aferição de glicemia e informações sobre o diabetes mellitus; atendimentos e acompanhamentos de funcionários da Universidade no consultório farmacêutico, no bloco da farmácia.