16º Congresso de Odontologia faz homenagem ao professor João Batista
Rosângela Fressato
Na mesa-diretora dos trabalhos, professores Ronaldo dos Anjos, Aristides Júnior, a reitora professora Maria do Rosário e professor Rodrigo Adley. Ao microfone, a coordenadora do curso de Odontologia, professora Arislane Andrade Baldim
O curso de Odontologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, realizou a 16ª edição de seu Congresso, que ocorreu no período de 11 a 14 de setembro, e contou com 10 cursos, duas palestras e uma mesa-redonda com 10 egressos. A reitora, professora Maria do Rosário Araújo Velano, oficializou a abertura do encontro, ao lado da coordenadora do curso, professora Arislane Andrade Baldim; coordenador adjunto, professor Aristides de Sousa Júnior; professor Ronaldo Alves dos Anjos e professor Rodrigo Adley Silveira da Silva.
No início do evento, todos prestigiaram a homenagem prestada ao patrono do Congresso, professor João Batista de Ávila Franco. O presidente do 16º Congresso, professor Ronaldo Alves dos Anjos, enfatiza que o professor João Batista recebe esta honraria devido seu empenho no curso desde a sua fundação. “A escola de odontologia ainda não estava fundada, e ele já estava trabalhando nos bastidores junto com o nosso saudoso e sempre reitor, Professor Edson Antônio Velano”.
O homenageado agradeceu a homenagem e ressaltou que se sente emocionado, duplamente contemplado, realizado pela honraria e por ter vivenciado, como participante, todas as etapas do crescimento da UNIFENAS. “Sinto-me especialmente contemplado por fazer parte da família da UNIFENAS, que é a minha segunda casa há 30 anos”.
Em seu discurso, um pouco emocionado, o patrono relatou sua trajetória na UNIFENAS, iniciada em 1987, quando ele clinicava no interior de São Paulo como cirurgião-dentista , sendo necessário se deslocar para Alfenas toda semana para encontrar a família. Segundo ele, era uma condição difícil e perigosa por enfrentar estradas. “Certo dia, em conversa com meu amigo Professor Edson Antônio Velano, homem de inteligência e visão de mundo acima da média, um visionário empreendedor, humanista, que amava sua terra de forma incondicional, ouvi dele, para minha surpresa: ‘João, está na hora de você morar mais junto à família, aqui em Alfenas. E agora você terá uma oportunidade. Nessa mesma conversa recebi um convite para participar do projeto de criação de um curso de odontologia na UNIFENAS”.
Professor João Batista enfatiza que, apesar de toda crise que assola o País, a UNIFENAS está na vanguarda, “colocando no mercado de trabalho profissionais da saúde de elevado nível e que podem exercer com dignidade, ética e competência sua nobre profissão”.
Após a homenagem, houve o curso “Lifting facial”, com Prof. Dr. Cledson Azevedo, membro fundador da SBTI - Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia. Ele explicou aos presentes que o lifting é um tipo de cirurgia plástica feita através da implantação de vários fios na face, promovendo o efeito de levantamento dos tecidos que ao longo do envelhecimento foram caindo. “É um campo em crescimento dentro da odontologia; a área da harmonização orofacial é nova. Embora estejamos atuando desde 2002, na realidade, começamos a ministrar cursos há seis anos, os quais englobam o tratamento facial. O cliente que vai ao cirurgião-dentista não precisa mais ser encaminhado para outras áreas; o próprio profissional já está sendo qualificado, por meio de vários cursos, para fazer o tratamento”.
Egressos relatam suas experiências
No final do Congresso, houve uma mesa-redonda com 10 egressos da UNIFENAS relatando suas experiências profissionais após se formarem. Hercílio Martelli Júnior conta que se formou em 1996 e seguiu a área acadêmica; trabalhou na área da saúde nas Forças Armadas, enquanto continuava seus estudos além da graduação. Fez especialização, mestrado e doutorado e estágio de pós-doutorado. Também participou de atividades de gestão, tanto em agências estaduais, como FAPEMIG, como em agências nacionais, no CNPq e ainda na CAPES, o órgão responsável pela avaliação da pós-graduação brasileira. Atualmente, além de colaborador do Centro Pró-Sorriso (Centrinho) da UNIFENAS, também atua na Universidade Estadual de Montes Claros e é avaliador da CAPES e do CNPq, sobretudo ligado à pesquisa e à pós-graduação. “Então, para mim, é mais que uma honra estar aqui participando de um evento desta importância e dessa magnitude. Deixo uma mensagem a estes alunos de acreditarem no seu sonho, nos seus objetivos e ir atrás daquilo que desejam”.
Alexandre Cambraia Franco se formou em 2012 e foi para Jaú (SP), onde trabalha até hoje. Especializou-se em ortodontia e implantodontia diz estar muito satisfeito e realizado. “A gente sai preparado da UNIFENAS, com segurança para enfrentar o mercado de trabalho”.
Presidente do Congresso, professor Ronaldo dos Anjos comenta que a fala dos egressos é uma grande motivação para os acadêmicos atuais, pois eles são formados aqui, filhos da casa.
O Congresso contou ainda com o apoio da Liga de Odontogeriatria.
Formação do graduando
Professora Arislane Baldim, coordenadora do curso, enfatiza que o 16º Congresso Odontológico consagrou-se de suma importância na formação do graduando dentro das competências (conhecimento, habilidades e atitudes), somando possibilidades para uma atualização contínua, acompanhando as transformações e inovações na realidade de cada um dos nos discentes dentro da região em que irão atuar profissionalmente. “Fizeram parte do contexto do Congresso Odontológico palestrantes de alto nível e competência que muito colaboraram para o processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos, professores e profissionais da região. Através de suas palestras e condutas, nos mostraram atualizações de conteúdos com ética e atitudes humanísticas”.
Arislane destaca que, por meio da participação dos egressos no evento, foi possível visualizar que os objetivos do Congresso foram alcançados. Ficou confirmado, por meio de seus pareceres, que a atuação dos egressos está voltada para a transformação da realidade em benefício da sociedade. “Nossos egressos se mostraram profissionais capazes de atuar em diversos níveis de atenção à saúde dentro do ordenamento técnico e científico. São capacitados ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, sempre pautados em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio onde vivem e se destacam profissionalmente, são referências”.
A coordenadora conclui: “A coordenação, representando toda a equipe do Curso de Odontologia-Campus Alfenas, ficou convicta que estamos no caminho certo do ensino-aprendizagem e do quanto o 16º Congresso Odontológico nos clareou caminhos para seguirmos adiante sempre pautados na busca do aprendizado contínuo e permanente”.
O Congresso contou ainda com o apoio das Ligas de Odontogeriatria e de Odontopediatria e também da Associação Atlética.