Notícias UNIFENAS

Notícias

22 de setembro de 2017

Liga de Pediatria leva informações à comunidades de Alfenas e região


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Palestra para professores no CEMEI Gota de Amor, sobre acidentes na infância

A Liga de Pediatria do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, tem promovido diversas atividades de extensão junto à população de Alfenas e região, com o objetivo de prevenir doenças e promover saúde na infância, garantindo um bom desenvolvimento biopsicossocial da comunidade infantil. “Com estas atividades, busca-se contribuir com o aprendizado dos pais, educadores e das crianças sobre diversos temas”, relata a presidente da Liga, Mônica Caroline de Lima Ferreira.

Dentre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se palestras sobre parasitologia, com enfoque em piolhos (pediculose) nas crianças que frequentam creches e escolas, instruindo-as sobre meios de se evitar parasitoses na infância, a importância da higienização e conscientização; sobre acidentes domésticos na infância, com o intuito de diminuir as taxas de acidentes com as crianças e prevenir traumas; sobre manobras de primeiros socorros para a comunidade, em especial a manobra para desengasgar crianças, “posto que este é um acidente frequente”, observa Mônica.

Neste ano de 2017, a Liga participou de vários encontros, entre eles a Feira de Saúde, em Poço Fundo, palestra no Cemei Gota de Amor, palestra no Seara do Mestre para crianças da comunidade Pinheirinho, palestra para pais no Centro Odontológico da UNIFENAS, palestra para pais e educadores no Cemei Dona Zinica, palestra no CRAS Itaparica, palestra para crianças do Cemei Lago Azul, palestra para crianças e pais da comunidade no Seara do Mestre - Pinheirinho, Feira de Saúde no bairro Pinheirinho, palestra para mães e gestantes no Seara do Mestre - Pinheirinho. “Em sua maioria, as atividades desenvolvidas dependem da ação conjunta de entidades, organizações, instituições de ensino etc. Por isso, aproveitamos a ocasião para agradecer a todos que têm contribuído para que essas atividades aconteçam”, observa Mônica.