Estudantes do Ismael despertaram o interesse pela graduação após o contato com professores e universitários
Ao promover a Feira das Profissões na Escola Estadual Prefeito Ismael Brasil Corrêa, a UNIFENAS levou experiências acadêmicas e informações que despertam o interesse pela graduação. O evento ocorreu no dia 16 de agosto.
Em estandes montados no pátio da escola, jovens do ensino fundamental e do ensino médio conheceram um pouco mais sobre a atuação de diferentes profissionais. Eles receberam orientações sobre sexualidade, a importância do planejamento familiar, passaram por avaliação nutricional e aferiram a pressão arterial. Palestras educativas nas áreas de saúde, direito e dinâmica voltada ao mercado de trabalho foram organizadas nas salas de aula. Democracia, desafios éticos na sociedade, perigo dos anabolizantes, procedimentos estéticos e até mesmo automoção residencial foram alguns dos temas tratados. Os cursos da UNIFENAS representados no evento, que ocorreu dentro da programação da Semana Estadual das Juventudes, contou com o envolvimento de professores e universitários. Professores da escola também se comprometeram com o evento, que segundo a diretora Adriana Roberta de Oliveira, tem o papel de contribuir para que os estudantes possam se inserir no mercado de trabalho, terem maior conhecimento sobre questões como sexualidade e drogas. “Então, tudo isso veio se consolidar com a parceria com a UNIFENAS.”
O Prof. Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da Universidade, também falou sobre a parceria. “Tendo essa oportunidade de fazer uma Feira de Profissões na escola, a gente consegue essa integração com comunidade e mostra para estes jovens as oportunidades [ de ensino superior] que estão abertas dentro da sua própria cidade.”
Para Bruna de Souza, a integração com a escola permitiu-lhe que ampliasse seus horizontes quanto ao futuro ingresso na Universidade. A jovem, que está no 2º ano do ensino médio e mora na zona rural, disse que, ao concluir o 3º ano, não pretendia buscar uma graduação. Mas sua opinião mudou ao participar da palestra do curso de Direito e agora começou a cultivar o sonho de se tornar bacharel na área. “Preciso, nem é eu quero, eu preciso focar nesse ramo”, disse a aluna. Ela complementa: “Depois que assisti à palestra, ela abriu a minha mente”.
Ao que parece, Bruna trilhará o caminho rumo ao ensino superior, assim como o seu colega de escola, Fábio Gabriel. Toda sua infância foi na Escola Prefeito Ismael Brasil Corrêa e hoje está no 6º período de Administração da UNIFENAS. Ele acredita que a Universidade deve mesmo ir até as escolas públicas para mostrar qual o melhor caminho aos jovens. “Falar: ‘Ah! A Faculdade é paga [difícil de alcançar]’. Não! Cada um tem o seu jeitinho de correr atrás, é a persistência que vale. O sonho é maior.”