Na UNIFENAS, colaboradores se mostraram interessados nos temas expostos
“Viver com Segurança” foi o tema da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), evento realizado anualmente pelas Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da UNIFENAS e do Hospital Universitário Alzira Velano, com o apoio do Sesmit (Serviços Especializados em Engenharia e Medicina do Trabalho). Este ano o evento ocorreu de 10 a 14 de julho com palestras na Universidade e no Hospital.
Dentro da temática proposta, a Sipat contou com as palestras “Ânimo para o trabalho – gestão do estresse”, proferida pela psicóloga Cleida de Lima Vital e que também contou com o apoio dos acadêmicos Lucas Moraes ; “Acidentes domésticos e de trânsito – Estatísticas e Cuidados”, assunto abordado pelo Sargento Ronan Cordeiro, do Corpo de Bombeiros; “Educação ambiental e gestão de resíduos”, com a profa. Ligiane Florentino; “Como lidar com os perfurocortantes (na prática)”, palestra proferida pela enfermeira Rosemeire Fonseca da Silva; “Mesa-redonda: Como prevenir doenças e infecções ambulatoriais e hospitalares (na prática)”, com acadêmicos de Ligas da área de saúde; e “Mesa-redonda: Vacinação/Dengue/Febre Amarela/Animais peçonhentos”, que contou com apoio de representantes do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretária Municipal de Saúde de Alfenas.
José Fernando Costa Carvalho, engenheiro de segurança do trabalho da UNIFENAS e do Hospital Universitário Alzira Velano e coordenador do Sesmit, relata que um dos objetivos do encontro, além de passar informações importantes sobre a segurança, é promover a integração entre os setores e colaboradores. “Queremos também divulgar, entre os trabalhadores, os efeitos positivos que esse tipo de evento pode causar em relação a benefícios e promover algumas ações, que, por sua vez, vêm alertar a gente contra esses agentes de risco”.
Professor Rogério Ramos do Prado, diretor de Extensão e Assuntos Comunitários e presidente da CIPA, acrescenta que os colaboradores devem ficar atentos a tudo o que pode comprometer a sua saúde, a sua qualidade de vida. “Esse é o nosso objetivo”.
Juliana Oliveira Moreira, gerente geral de RH da UNIFENAS, observa que a segurança começa desde a hora em que o colaborador se levanta da cama, seguindo pelo percurso, isto é, da casa para o trabalho e do trabalho para a casa. “E temos que ter cuidado dentro de casa também, para não nos acidentarmos e podermos ir para o trabalho com segurança”.
Ela propôs que os participantes reflitam sobre as palestras e coloquem em prática o que ouviram. “Vamos também disseminar esses conhecimentos na sociedade”.